Translate

terça-feira, janeiro 16, 2007

A CARTA QUE RECEBI COM PEDIDO DE PUBLICAÇÃO.

A saúde é o maior bem que o ser humano tem. É um presente de Deus, e só quem a tem perfeita sabe o quanto é feliz. O contrario o sabe quem padece de qualquer enfermidade. Sendo tão fundamental para todos nós, é dever e obrigação dos nossos governantes facilitar e encurtar caminhos para a cura das doenças que nos afligem. Hoje vivemos uma situação muito complicada no Sistema de Saúde em nosso estado, seja nos hospitais do estado seja nos postos de saúde da Prefeitura de nossa capital.
É chegada a hora de uma verdadeira batalha unindo as esferas federal, estadual e municipal, com apoio do poder legislativo e judiciário para termos uma prestação de serviço de saúde digna do nosso povo. Não podemos admitir tamanha falta de compromisso em bom senso de nossos lideres. É preciso maior empenho maior qualificação e menos corrupção. Assim teremos como resolver esta grave crise.
Nos Postos de Saúde é fundamental ter uma equipe multidisciplinar para atender e orientar a população, porém, sem remédios, exames laboratoriais e métodos de diagnostico por imagem nada se resolve até porque, quando têm são poucos e demorados. Não é admissível que um cidadão não possa realizar pequenos procedimentos em um Posto de Saúde ou usar medicações simples, e termos em conseqüência o Pronto Socorro menos superlotado. A maioria das pessoas que procuram hoje o Pronto Socorro Oswaldo Cruz teria seus problemas resolvidos em uma Unidade Básica de Saúde bem equipada.
Não se pode admitir tantas adolescentes grávidas por falta de informação ou mesmo falta de anticoncepcional, tantas mulheres com muitos filhos porque não conseguem realizar LTB no HMM, mulheres morrendo por câncer de mama e colo de útero por dificuldade de diagnostico ou demora do mesmo, e até por demora no inicio do tratamento. Não se pode admitir mulheres com patologias cirúrgicas aguardando meses para serem operadas.
É chagada a hora da grande reviravolta na saúde, hora de pensar mais na população e menos na ambição de poucos, hora de presentear a população com esse bem maior, que é a vida. É chagada a hora dos vereadores e deputados terem maior poder de fiscalização e cobrança em cima dos governantes.
Tenho certeza de que se o Poder Público fizer a sua parte, nós, profissionais de saúde - que já cumprimos diariamente a nossa parte - teremos mais empenho e melhores condições de ajudar a quem precisa.
É claro que tivemos avanços, alguns, porém, ficaram na estrada e hoje são apenas lembranças. Mas, ainda é tempo de mudar e melhorar: não podemos mais ter apenas um Pronto Socorro, uma Maternidade – O Amapá não é o mesmo de vinte ou 30 anos atrás, cresceu e muito.
E o Hospital do Câncer? E a Central de Regulação de Leitos? E a Residência Médica? Central de Transplante? UTI e videolaparoscopia no HMML? Temos que pensar logo, agir logo, pensar grande e com eficiência, sem o quê, o pior pode acontecer.
A critica não é para derrubar e sim alertar, despertar. Com isso mudar o rumo desta história, beneficiar realmente quem merece – que é a população carente e sofrida de nosso estado. Acredito que o nosso governador está sensível a tudo isso e tem capacidade de mudar, pois se melhorar a saúde em nosso estado sempre será lembrado por todos e receberá, com certeza, o respeito e a gratidão de nossa população.


Nao sei os testes que realizei para a iniciação deste blog deram certo. Paciência!

Nenhum comentário: