Translate

quarta-feira, dezembro 16, 2009

BEM NA FOTO.

BEM NA FOTO.
Publicado em O Diário do Amapá – 14 Nov. 2009

Domingo, 8, Macapá conheceu números de uma nova Pesquisa de Opinião Eleitoral, realizada pelo Instituto Ecos Serviços Ltda., encomendada pelo Jornal do Dia. A Pesquisa investigou sobre vagas no Senado, Câmara Federal, Assembléia Legislativa e de quebra fez avaliação dos governos estadual e municipal, de Macapá. Muito ampla.
Metodologicamente a pesquisa ponderou gênero e três classes de idade, deu-se a margem de erro de 3,5 pontos mais ou menos e se estabeleceu num intervalo de confiança de 95%.
Portanto, se a eleição tivesse ocorrido no Domingo, 8, teríamos ido para as urnas achando que Gilvam Borges é o melhor senador que temos, mas não votaríamos nele como primeira opção de voto para o Senado. O afastaríamos de lá, onde é o melhor.
Mais de 77% dos entrevistados aprovam o governo Waldez, mas apenas 26,6% desses votariam no governador se candidato ao Senado. Capiberibe seria o outro eleito com 24,3% dos votos dos entrevistados que na mesma pesquisa disseram que Waldez e Roberto Góes são mais de 65% bons governantes. Dá para entender?
A pesquisa para o Senado admitiu a hipótese da 2ª opção de voto, neste caso apontando Waldez com 26,1% e Gilvam Borges com 19,1% de preferência. Dá para entender?
É difícil, já que ambos perdem pontos da primeira para a segunda opção e não emerge ninguém diferente superando-os. Mas, números são números. Não mentem!
Em assim sendo, e mantendo-se o quadro até as eleições, o Gilvam é o grande beneficiado pelas conclusões que se pode tirar dessa pesquisa, a saber: 1- Ele aparece com muita margem para crescer na primeira opção porque Lucas Barreto não se declara candidato ao Senado, sendo hoje, 8, o candidato a governador mais próximo de Gilvam. Isso permite especular que os votos apurados para Lucas ao Senado, 13,6%, migrarão em grande parte para Gilvam. 2- Se Gilvam chegar às urnas fazendo dobradinha com Waldez, ambos crescerão muito além desses patamares apurados pela pesquisa. 3- No momento da pesquisa –Domingo, 8 – convenhamos, Gilvam estava apartado do “grupão 2006-2008”, fato que sugere ter obtido sozinho os percentuais da primeira e segunda opções. Com ajuda, obviamente, Gilvam sobe bem mais. 4- A pesquisa não coletou opiniões nem no Bailique nem no Jarí onde Gilvam melhorou muitíssimo, digamos, o plantio. 5- Domingo, 8, Gilvam teria, possivelmente, o apoio eleitoral de vinte dos vinte e quatro deputados(as) estaduais, que juntos, diz a pesquisa, somam 19,3% dos votos dos pesquisados. O que Capiberibe não teria de jeito nenhum.
Bom, de toda sorte o tempo é das pesquisas., outras estão por aí, a maioria ao alcance das mãos dos candidatos logo no porta-luvas do carro. Realmente é tempo delas.
Mas, digam o que disserem os números dessas outras pesquisas (cada pesquisa “conta a sua história”), importa aos candidatos e aos planejadores de campanha que uma se soma à outra na busca de um bom “retrato” da intenção de voto do eleitor.
Nessa pesquisa do Instituto Elos/JD (Domingo, 8), releiam quantas vezes queiram, Gilvam ficou muito bem na foto.
Notas: ¹-O Jornalista Alexandre Garcia no afã de atingir o Senado Federal, no episodio da compra de cadeiras de rodas, afirmou que com o dinheiro de cada uma se poderia construir uma casa popular. Se não fosse da Globo... ²-Não sei a quem direcionava seu desprezo: se às pessoas que precisam de casa ou se aos senadores. Gostaria de saber quanto custou a casa do totó dele. ³-O Cap. Comandante da Policia Militar Ambiental de Três Lagoas-MS mobilizou sua policia, a 2ª Delegacia e o MPE porque o apagão deixou “quase uma tonelada” de peixes mortos da espécie Schizodon borelli – peixe comum: taquara. O MPE-MS vai processar o Governo Federal – pode? 4-O Iapen se exauriu na prisão dos seus Guardas de Presídio. 5-Dêem uma olhadinha no prédio que serve a comunidade ali no Aturiá – antes que chova. 6-Melhor seria a Assembléia Legislativa com Jorge Souza e Leury Farias.


POLISSONOGRAFIA

Nenhum comentário: