Translate

quarta-feira, dezembro 16, 2009

ESPECTEI? ESPECTAVA?

ESPECTEI? ESPECTAVA?

Quinta-feira, 22, “espectei” o senador Mario Couto na TV Senado. Parecendo certo de que milhões de telespectadores estariam “fiscalizando” o Senado Federal naquele momento o parlamentar da oposição “espancava” o presidente Lula com palavras muito duras ao tempo em que literalmente espancava a tribuna com as mãos a cada frase concluída.
Dois sentimentos primários me assaltaram enquanto “espectava” o senador esbravejando defesa aos aposentados de hoje, que ainda “ontem” o líder do seu partido, FHC, chamava de vagabundos: 1-saudade da velha oposição nacional que nos dias de folga cumpria o sagrado dever de admirar Cuba – a ilha do Fidel. 2- a vantagem mais valiosa de estar em cima do muro é ver mais longe.
Sendo o muro de topo muito largo desaparecem o medo de cair e o risco de aterrissar no lado errado, como parece se achar o PMDB acomodado confortavelmente no topo desocupado pelos tucanos a partir do governo Itamar Franco, do PMDB-MG.
O tucanos “serristas” andaram apreensivos temendo a aterrissagem do PMDB do M(muro) na candidatura Aécio Neves ou que Aécio escalasse o muro apoiado no calendário eleitoral para liderar o partidão rumo ao Planalto em 2010., nada aconteceu. Esvaziada essa expectativa real os tucanos serristas permaneceram apreensivos esperando que o PMDB do M em fim desembarcasse na candidatura Serra, mas...
Os palacianos sacaram rápido o suficiente para “surpreender” a turma do PSDB-DEM com o desembarque do PMDB do M tão cedo na candidatura Dilma. O “fato político” enfraqueceu Orestes Quércia com o convite a Temer para vice.
Mario Couto e as pancadas na Tribuna do Senado reflete um pedacinho bem pequeno das dificuldades por que passa a oposição nesse inicio de jornada, digamos, 2010. É que o mundo econômico diz que o Brasil foi “o cara” ante a crise que planeta a fora fez marolinha e tsunami, mas a oposição insiste em dizer que o mundo está errado. Fala-se em até 7% de crescimento do Brasil em 2010., e se emplacar 5%?
Mario Couto é parte dessa oposição que é grande no Senado Federal e quase invisível nas ruas e nos campos, onde Lula permanece “o cara” com mais de 75% de aprovação popular. Lula não transfere votos? FHC não transfere votos.
Então, por que a oposição está na bronca e escolhe mandar recados pelo senador Mário “espanca tribuna” Couto? Porque Dilma se adiantou e terá mais tempo de tribuna eletrônica para dizer ao eleitorado que é sua a outra face do “cara” que mudou o Brasil nos últimos oito anos.
A oposição teria feito melhor se do jantar de sábado para cá tivesse substituído Mario Couto por Agripino Maia, senador do DEM de melhor retórica e mais capaz de entender que o “em cima do muro” deixou de ser lugar controverso seguro para se transformar em “base sólida onde guardar argumentos”.
O “partidão” já está novamente debaixo de xingamentos, mas o que importa mesmo para a disputa eleitoral que se avizinha e se insinua bastante “disputada” é que desde sábado, efetivamente, o PMDB é o próprio muro que dá sombra e mais chances eleitorais à candidata preferida de Lula.
Nota: A Expo-Feira em Macapá, na extensão do governo Waldez Góes – 2003/2009, ascendeu à categoria “mega evento”. Se pode ver lá o rosto do Amapá: atual e futuro.
É claro que os “mário couto” locais negam o obvio, mas é obvio que está claro que o Amapá mudou para muito melhor do conseguiu ser até 2003. De outra forma, se pode constatar na própria Feira os esforços e os resultados positivos conseguidos pelos governos anteriores. A Expo-Feira não é retrato de política partidária, mas do desenvolvimento viabilizado pela ação política dos governos. Vai do dia 23 de outubro a 1 de novembro., foi feita para você – PRESTIGIE.

Nenhum comentário: