Translate

terça-feira, janeiro 05, 2010

ARTICULISTA DO DIÁRIO DO AMAPÁ - 02 JAN 2010

ESQUECERAM VOCÊ?




Os juizes do TRE certamente saíram às compras natalinas, nem eles resistem nem ninguém aos apelos do papai noel. E pelas ruas viram o bom cuidado da Prefeitura de Macapá na limpeza urbana, a bela ornamentação natalina em quase toda a cidade e... os outdoors. Vários deles dizendo a mim, a você e aos do TRE que tivéssemos um feliz natal e que não nos abandonasse a prosperidade no ano que vai chegar.

A que agradeço supondo que eles agradecem também, embora autoridades do TRE, não são de ferro nem imortais. Quem, afinal, não se alegra com tamanha gentileza nesses tempos de pessoas em nada se importando umas com as outras?

Alem das mensagens, esses outdoors trouxeram a nós os rostos, aliás, tronco-cabeça dos seus autores. Pessoas sorridentes parecendo felizes em nos cumprimentar, todas elas exibindo cabelos, dentes, cabelos e roupas bem cuidadas. Sem medo de errar, 90% delas já são candidatas a algum cargo nas eleições gerais de 2010.

Justamente aí que a porca torce o rabo, para esquerda e direita. Trata-se, provavelmente, de propaganda eleitoral fora de época, sub-reptícia mesmo assim, propaganda.

Na verdade não querem essas pessoas que eu seja feliz no natal e prospero em 2010 como anunciam suas mensagens, mas sim que eles o sejam no bojo das urnas nas próximas eleições, conquistando ou renovando mandatos. Pedem, portando, através desses outdoors que não nos esqueçamos deles quando seus nomes estiverem à disposição do mandato disputado. A estratégia é: nas próximas eleições lembre-se de nós.

Campanha política é sempre assim cheia de espertezas, plenas de afagos ao eleitor – que gosta do que se lhe apresenta difuso. Campanha política tem sido a antítese da lei eleitoral, porém nada que o bom operador do direito não resolva.

Falar nisso, no Amapá, saiu fumacinha branca na chaminé eleitoral da Assembléia Legislativa. No geral os deputados apenas queimaram os bilhetinhos brancos que trocavam com o governo. A combustão gerou a fumaça que foi avisar o governador: ou todos por um (o nosso) ou nada. Pior de tudo é que a fumacinha pode ir de branca a negra.

Muitas vezes o governador Waldez Góes disse na imprensa que só trataria da política sucessória em 2010., um pouco mais de espera teria evitado ruptura e desvios de rumos na base aliada. Fazer o quê com o frasco de leite já transbordando?

Aqui e ali vão dizer que foi Gilvam quem precipitou os fatos, mas não o demonstrarão porque não foi. O cerne da questão sempre esteve nos dois palácios da Av. Fab onde despacham chefes dos poderes Executivo e Legislativo: príncipes herdeiros demais para um só trono.

Em momentos assim é que se invoca a “lei” de Murph: o que está ruim só pode piorar.

O nome novo a surgir dentro da base aliada é o pior que pode ocorrer a “navegantes” que não precisariam morrer na paria da oposição.

Felizmente, para o “grupão” , o Plano B está concebido e nele todos podem embarcar com a garantia de chegada, mas com alguns assentos trocados.

Nota: ¹-OBRIGADO POR TER NOS ACOMPANHADO ATÉ AGORA, MAS FIQUE CONOSCO. ²- FOI BOM O NATAL. FORAM BOAS AS FESTAS DA VIRADA. SERÁ BOM O ANO 2010. CREIA, REALMENTE LHE DESEJAMOS UM ÓTIMO ANO NOVO.

Nenhum comentário: