Translate

segunda-feira, janeiro 04, 2010

DEBATE POSITIVO - 02 JANEIRO 2010

02 JAN 2010 – D. POSITIVO
PROGRAMA APRESENTADO NA RADIO 102.9 FM MACAPÁ.

EDITORIAL:

ALMA EM CONFLITO (Diário do Amapá – 19/11/1995 – Domingo)
ARTHUR NERY MARINHO.
Sobre a cidade cai, silenciosa esta chuva miúda e muito fria.
Em minha alma soluça a nostalgia as coisas que me foram amor e rosa.
No meu silencio aqui sentado sinto o fantasma da minha solidão
Quem me dera matar meu coração embriagado neste vinho tinto!...
Assim de chofre findaria tudo. Talvez que a curiosa da maldade visitasse, fingindo piedade, o que ficara para sempre mudo.
É que no mundo dos vilões existe todo tipo de gente que mentindo
Sabe chocar até prazer sentindo., sabe sorrir até quando está triste.
É um mundo vil, um mundo tão malquisto, que tenho contra ele minha queixa;
Enquanto que um sicário vivo deixa, permite que condenem Jesus Cristo.
Como posso entender a minha alma, como posso saber o que há comigo,
Se vozes me ameaçam de castigo, se escuto vozes que me pedem calma.



ANIVERSARIANTES DO DIA:
02-PEDRNHO
02-CAMILA (D. CACILDA) 1 ANOS
03-EVELIN – CRISZTINA E LOPES)
04-Profª. ª Sá
06- VILI – 15
06- NOVO AMAPÁ

08- PROFª. FONSECA

MALAFAIA – DADÁ – GIOVANA – CELI - MICAU – CASSIO – Carmem – CATRINE – CAIO - JUNIOR – CLEUSON – ELEINE – PEDRINHO – JOAOZNHO – JOÃO – GRAÇA – JOAO EDUARDO – NILL – BRENO – ELIANA -
- D. Marilia (29/12/2009)
-

-ABRAÇOS:
-CÉLIA – GIOVANA (BELÉM)
-DOACIR
-AROLDO VITOR
-ALCANTARA(“S”)
-BORGES

-

COMENTÁRIOS:
-SUMRINAME – EMIGRAÇÃO SEM CONTROLE
-O QUE FICOU PARA TRÁS TEM POUCA IMPORTANCIA?
-NOVO ANO ELEITORAL (BLOGS)
-ANIVERSÁRIO DO PROGRAMA (AMANHÃ) è 10 ANOS



DEBATE:
1- GOVERNADOR: O ULTIMO ANO DE SEU GOVERNO CONFIRMA TOODOS OS SEUS COMPROMISSOS DE CAMPANHA?
2- GOVERNADOR: COMO FOI POSSIVEL AJUDAR TANTO A PMM NUM ANO DE MAROLINHA?
3- GOVERNADOR: E O SENHOR, É WALDEZ 2010 OU “O RETORNO 2014?
4- GOVERNADOR: TEMPO PARA SE DIRIGIR AO POVO.
5- PROFESSOR MUNHOZ: AO POVO
6- EU, AO POVO.


CRÔNICA DO PROFESSOR MUNHOZ – 02 JAN 2010.

Pouco mais pouco menos que um mês falei, neste programa, em Monsenhor Aderson Neder agradecendo seus dois livros: “Na feliz vivencia da graça”, e “Deus nossa vida”. Agora, vou falar de novo nele, pois acaba de me enviar o seu 26º livro, “Nossa Igreja é o Senhor Jesus”, o quarto que pública este ano, e que, conforme suas palavras, acha que é um dos melhores, inclusive na impressão. E me dá uma justificativa, dizendo: “Aposentado, meu tempo sobra para escrever”. De fato, o livro tem um aspecto bonito, com uma bela capa e os temas são palpitantes e profundos, obra de quem conhece o assunto, em capítulos como : “A Igreja é Pascal”, “Uma igreja fraterna”, “Igreja santa e pecadora”, “O Espírito Santo na Igreja”, “A Igreja e sua missão política”, “Maria e a obediência da fé”, , “A implantação do dizimo”, “O primado do papa na igreja” e a “Necessidade da Eclesiologia”.
Mons. Aderson foi meu colega de Seminário e sempre tivemos um fascínio pelas letras, inclusive como adolescentes fundamos um jornalzinho semanal. Hoje, Mons. Aderson tem mais de 40 anos de jornalismo, tendo iniciado no jornal arquidiocesano semanal “A Palavra”, de Belém, onde também por muitos anos escrevi sobre cinema, algumas crônicas dessa época impressas no livro “A Critica do Cinema em Belém”, da Gráfica Falangela Editora Ltda, edição de 1983.
De A palavra, Monsenhor ingressou na “Voz de Nazaré”. Contudo, há trinta e dois anos participa de O Liberal, de Belém, como jornalista semanal do periódico, assumindo uma segunda vocação, ou seja, de ser escritor religioso, que é um complemento da sua vocação sacerdotal, com seus escritos totalmente dedicados à evangelização e à construção do Reino de Deus na humanidade.
O novo livro trás ainda uma pequena introdução do casal Dr. Delson (Assunção) Souza, amizade que nasceu na convivência do Cursilho de Cristandade. Segundo Mons. Aderson Neder, “a Igreja no século XX e principalmente depois do Concilio Vaticano II tem andado com passos bem largos, mas sempre de mãos dadas com o Senhor Jesus”.
No terceiro capítulo, “Documento sobre a Igreja”, Monsenhor educadamente se refere a muitos pastores de crenças que não sabem dialogar e facilmente pecam pela indelicadeza, quando um deles disse que o Papa atual não sabe nada de Bíblia
Fazer tal afirmativa a propósito de bento XVI, considerado um dos maiores teólogos dos nossos dias, não é indelicadeza, não, é ignorância, é burrice mesmo, burrice tamancuda, como dizia o nosso Monteiro Lobato. Mons. Kiing, teólogo de linha contraria ao Papa afirma, todavia, que Bento XVI “é muito inteligente e era o especialista mais jovem em teologia durante o Concilio Vaticano II”. Durante 3 anos ambos foram professores de teologia dogmática na Universidade de Tuliigem, na Alemanha. Será que tal pastor sabe o que é teologia dogmática?
Que a Igreja Católica possui todos os requisitos da Igreja fundada por Jesus Cristo e seus apóstolos, não há duvida, como vem comprovando há mais de 2 mil anos. Crenças novas há que estão em desacordo com as verdades evangélicas, como por exemplo, tornar como um meio de ganhar dinheiro fácil, pela exploração inadequada do dizimo.
Em no capitulo 9º, Na construção do Reino , é citado o nome de Dom José Maritano, que foi bispo de Macapá, e que disse no retiro do clero de Belém, em março de 1992: “Se nós não transformarmos o mundo com o Evangelho, outros o transformarão sem o Evangelho”. E Dom Helder Câmara também afirmava: “Deus não vai deixar de construir seu Reino neste mundo. Ele o fará conosco, sem nós ou contra nós”.
Palavras que merecem ser meditadas neste inicio de ano, pois todos nós somos parte do Reino de Deus. E já que estamos falando em espiritualidade, fiquei sumamente emocionado com duas cartas que recebi esta semana; na primeira, de Mons. Aderson Neder me dizendo: “Acompanho-o com minhas orações. Você estará bem presente nas minhas missas natalinas“. Noutra carta, vinda da Itália, de Deliceto, do Convento de Santa Maria della Consolazione, chega-me não só a reprodução de uma imagem de Nossa Senhora, muito antiga, que foi retocada por Santo Afonso de Lugerio, de artista desconhecido, com a afirmativa, quando diz: “Conte sempre com as minhas pequenas orações” - Padre Maria do Espírito Santo.
E bucólica foi a viagem, domingo passado, a Santo Antonio da Pedreira, numa estrada perfeita, limpa, rodeada de muito verde, enchendo os olhos e fazendo bem não só ao corpo como ao espírito. E deliciosas foram as horas de conversa com dona Celita com uma memória fantástica nos seus 77 anos, recordando muito da vida de amigos como o Couto, recém falecido no Rio de Janeiro.
Dona Celita é viúva de um antigo companheiro na Policia, o Adelino, e hoje é sogra do amigo Bonfim Salgado. E na volta ainda falei na Vila Ressaca, com o Marco Antonio, irmão do Bira, jogador; e por ultimo, aqui em Macapá, no Foto Líder, troquei idéias com o Manduca, Agente Distrital lá de Santo Antonio da Pedreira, que deve ter gostado das minhas impressões que são verdadeiras. Aliás, devo muito ao César Bernardo o conhecimento que tenho atualmente de Macapá, porque com 50 anos nunca tinha saído do centro da cidade, vivendo num pequeno circulo. Agora tenho ampliado a minha visão da cidade. E preciso ampliar a minha visão do Estado.
Quero aproveitar a oportunidade para desejar aos nossos ouvintes um ano novo cheio de paz, de felicidade, com muita saúde, sem a qual a vida perde muito da sua beleza. E com saúde e paz, um pouquinho de dinheiro para realizar muitos de nossos sonhos, aqueles que sem o vil metal é impossível se realizar. Que a vida tenha um sentido novo para nós e aqui lembro muito dos jovens que tiraram a própria vida no ano de 2009. não nos esqueçamos de que a vida é um dom de Deus e como tal merece ser respeitada.

Nenhum comentário: