Translate

domingo, janeiro 10, 2010

DR. WAGNER GOMES - ADVOGADO

O asno de “buridan”

Aprendi lendo "Os miseráveis", de Victor Hugo, que todas as grandes conquistas são mais ou menos o preço da audácia. Para haver re-volução, não basta que um Montesquieu a pressinta, Diderot a pregue, Beaumarchais a anuncie, um Condorcet a calcule, um Arouet a prepare, um Rosseau a premedite: é preciso que um Danton a ouse.

O todo ex todo poderoso ministro da Defesa dos EUA, Henry Kissinger, ensina que "a maioria das decisões são tomadas quando um líder não pode divisar o futuro com clareza. O que ele então precisa é de uma combinação curiosa de ego mania e de humildade. Se se deixa intimidar pelas dimensões do desafio, fica inativo. Se não se deixa impressionar, age precipitadamente e se embaralha em dificuldades".

Passamos ao longo da vida tomando decisões, sendo elas certas ou não. O fato é que precisamos sempre decidir. Maior do que o risco de uma escolha errada é o da indecisão. A escolha errada traz transtornos, mais também a oportunidade da experiência e do crescimento, mas a falta dela ou decisão no momento postergado pode prejudicar ainda mais.

Quando não tomamos decisões, corremos o risco dos outros tomá-las por nós o que é bem pior, sejam elas complexas ou bem simples, o certo é que precisamos decidir...

Lembrei-me então, de um exemplo do que a indecisão pode fazer. O paradoxo do asno de Buridan, que na duvida entre comer um monte de feno, e assim matar a fome ou beber uma gamela de água e matar a sede, olhava um, olhava o outro e acabou morrendo ele na duvida de qual necessidade atender primeiro. Enfim, de tanto pensar morreu um burro, diz o ditado popular.

Buridan entendia que o determinismo moral, exceto quando da ignorância ou por impedimento, orientava o ser humano que diante de duas ou mais esco-lhas de ação, devia optar pela de maior bem, assim, a escolha deveria ser postergada até a certeza final. Diversos escritores satirizaram essa teoria, com a imagem de um burro indeciso, o Asno de Buridan. Na realidade esta sátira é encontrada na obra De Caelo, de Aristóteles, onde o autor pergunta como um cão diante de duas refeições igualmente tentadoras poderia racionalmente escolher entre elas.

A pouca atenção dada a Buridan parece estar ligada ao fato de ele ter sido um padre secular, ou seja, era clérigo que não estava afiliado a uma Ordem religiosa. Uma de suas teorias era do ímpeto, que explicava o movimento de projetos e objetos em queda livre. Essa teoria deu inicio ao estudo da dinâmica de Galileu e sobre o principio da Inércia de Isaac Newton.

Dito isto, atualmente, na política amapaense, a pergunta que mais se faz é se o governador Waldez Góes vai concorrer ao Senado ou permanece no governo. Ele tem respondido incessantemente que só anunciará a sua decisão no dia 03 de abril, o chamado dia "D". O que leva a crer que ele já decidiu sua posição. Assim acredito eu.

Será?...

Wagner Gomes

wagnergomesadvocacia@uol.com.br

wg_ed.wagneradv@hotmail.com

"O todo ex todo poderoso ministro da Defesa dos EUA, Henry Kissinger, ensina que "a maioria das decisões são tomadas quando um líder não pode divisar o futuro com clareza. O que ele então precisa é de uma combinação curiosa de ego mania e de humildade. Se se deixa intimidar pelas dimensões do desafio, fica inativo. Se não se deixa impressionar, age precipitadamente e se embaralha em dificuldades"."

Nenhum comentário: