Translate

segunda-feira, janeiro 25, 2010

FAÇAM O QUE FAÇO - DIARIO DO AMAPA

Façam o que faço
César Bernardo de Souza
Da equipe de articulistas

Inspiração de Gilvam e orientação de Geovani levaram os Borges (como está convencionado referir-se a dois ou mais membros da família) à decisão de que a família só oferece um candidato para as eleições 2010: Gilvam para o Senado Federal.
Parece simples e é sabia, mas difícil de tomar no caso dos Borges. Quem duvida realmente de uma eleição fácil do Reginaldo à Câmara Federal ou do Dílson, bem construída, para a Assembléia Legislativa? Não há exagero nisso, mas em havendo, pergunte-se: Geovani não se elegeria deputado federal ou estadual? 
Por tais circunstâncias afirmativas quanto às chances que a família teria para eleger um ou dois desses três membros na esteira da campanha eleitoral que o senador Gilvam Borges certamente fará pela reeleição, os Borges dão um exemplo até certo ponto "incômodo": projetos eleitorais familiares não devem exigir demais do povo.
São vários os exemplos de famílias grandemente, digamos, festejadas pelo eleitorado no Amapá: Os Barcellos e os Capiberibes, mais do que os Borges, os Ramos, os Góes, os Amanajás, os Dias, os Pimentel, os Favacho...
A um só tempo os Capiberibes tiveram cadeira no Senado, na Câmara Federal e no Tribunal de Contas., não fosse por mazelas de campanha inadmissíveis pela Justiça Eleitoral superior teriam assento simultâneo no Senado, Câmara Federal, Assembléia Legislativa e no TCE. 
Os Barcellos já tiveram em situação de simultaneidade as cadeiras de governador, deputado federal e Câmara de Vereadores, respectivamente: avô, pai e neto.
Financeiramente essa bondade eleitoral significa muito se somados os salários mensais e muito mais que muito em se falando de "vencimentos" ou de "dividendos".
Curioso é que não é pela soma dos salários que a família eleita fica devedora, dinheiro é dinheiro... vil metal. Deve-se ao povo resultados dos trabalhos parlamentares esperados, sempre muito abaixo das expectativas do eleitorado. Causa, aliás, de queda da família inteira nas urnas... mais dias menos dias.
Logo, com a decisão dos Borges fica-se livre para votar em cinco famílias numa eleição só. Exemplo bom não é vendido, é dado.

Notas: ¹- Filosofou o deputado Camilo (Artigo publicado em o Diário do Amapá, 20/01/2010): A - Faço oposição com responsabilidade. B -As modificações promovidas (no Orçamento) pela AL, apesar de equivocadas, não "inviabilizam" a gestão do estado em 2010 como se divulga nesses dias. Isso não é verdade e faz parte de uma campanha publicitária para pressionar o Poder Legislativo. C -Se o governador Waldez briga para defender o orçamento público ele o faz por ser justa essa luta. D -O que move o governador Waldez a vetar as modificações à LOA é a compreensão de que o que está em jogo é sua autoridade política e seu direito de governar o Amapá até o final do ano de 2010, seja pessoalmente ou através do vice-governador Pedro Paulo Dias de Carvalho. E -Esse direito não decorre da pessoa do governador mas do voto popular que elegeu a chapa Waldez/Pedro Paulo para governar até o último dia do ano de 2010. F -Waldez Góes luta pelo direito de governar G -Por coerência não poderíamos defender algo diferente para o atual chefe do poder executivo (fosse ele quem fosse).
²- Por conta da "altivez" filosófica do deputado socialista, digo, oposicionista, os estudantes, "espontaneamente", acamparam no portão principal do prédio da Assembléia Legislativa. Eles não mudam! ³- Fica sempre, um pouco de perfume, nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas - ultima musica ofertada à Profª. Risalva pelo Apostolado da Oração, quando o caixão baixou à sepultura. - Tem gente, como ela, que tem cheiro de passarinho quando canta, de sol quando acorda, de flor quando ri. Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que balança gostoso numa tarde grande, sem agenda. - Um busto da professora Risalva no pátio central da Seed simbolizaria, bem, uma permanente homenagem aos pioneiros da Educação no Amapá.

César Bernardo de Souza 
Articulista
E-mail: cesarbernardosouza@bol.com.br



Nenhum comentário: