Translate

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

20 FEV - DEBATE POSITIVO

20 FEV – D. POSITIVO
Apresentação: César Bernardo e Profº. Antonio Munhoz


EDITORIAL:

Folha de São Paulo: Escola dos anos 50 e 60 era melhor, mas atendia poucos

Da sucursal do Rio



A qualidade da educação brasileira só começou a ser avaliada, de forma empírica, a partir da década de 90. Por isso, para um retrato mais realista das décadas de 50 e 60, é preciso recorrer a documentos da época e, principalmente, entender o contexto histórico que explica nosso atraso em relação a nações desenvolvidas.

A pesquisadora Maria Luíza Marcílio, da USP, fez isso ao escrever o livro "História da Escola em São Paulo e no Brasil". Para ela, a qualidade do ensino naquela época não era tão maravilhosa quanto às vezes se romantiza, mas é possível dizer que era melhor do que é hoje.

Ela afirma, no entanto, que não se deve esquecer de que a escola pública daquele período era para poucos. Se hoje, segundo o IBGE, 87% das crianças e jovens de 5 a 19 anos estão na escola, em 1960, essa proporção era de apenas 31%.

A pesquisadora destaca que, nas décadas de 1950 e 1960, o ensino público, especialmente nos grandes centros, começa a se beneficiar do investimento feito na formação de professores. As universidades, especialmente USP e UFRJ, nas duas maiores cidades, desempenharam papel importante.

Essa conjunção de uma escola ainda elitista, mas já com professores formados em estruturas mais profissionais, faz com que o período seja lembrado por muitos como uma época de ouro da educação pública brasileira.



ANIVERSARIANTES DO DIA:

-

-

-

O Anjo ARIEL auxilia a agradecer a Deus os bens que nos envia. Facilita na descoberta de tesouros ocultos. Revela através dos sonhos os segredos da natureza e fazem encontrar objetos que desaparecem.



Influência:

"Quem nasce sob do anjo ARIEL terá idéias geniais, pensamentos sublimes, espírito forte e sutil. Será discreto, agindo com prudência e conseguindo resolver os problemas mais difíceis, tomando decisões na hora certa. Gostará de meditar e de conhecer todas as formas para o entendimento dos segredos dos assuntos místicos e ocultos. Fará descobertas que beneficiarão a purificação do espírito, trabalhando sempre a serviço da espiritualidade, em favor de seus semelhantes. Utilizará meios tecnológicos como a informática, aparelhos radiestésicos, técnicas de transcomunicação e aura-míter, para sentir a freqüência ou a permanência dos encantados. Ocupará lugar de destaque na sociedade. Seu lema é: "conversando que a gente se entende"; não admite que as pessoas apelem para a irracionalidade ou para o instinto. Envolvendo-se com os problemas das pessoas que o procuram, encontra com sabedoria o caminho certo. Nunca falta com o respeito às pessoas mais experientes ou mais velhas. Profissionalmente poderá fazer sucesso em qualquer atividade relacionada a recursos humanos. Seu interesse pelo estudo dos minerais, principalmente cristais e da botânica. Mas também poderá viver e trabalhar no meio artístico.

Categoria: Virtudes Príncipe: Raphael Protege os dias: 04/05 - 16/07 - 27/09 - 09/12 - 20/02 Número de sorte: 14 Mês de mudança: maio Carta do tarô: A temperança Está presente na Terra: de 15:00 às 15:20

Salmo: 144

Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; meu refúgio e minha fortaleza, meu alto retiro e meu libertador, escudo meu, em quem me refugio; ele é quem me sujeita o meu povo. Ó Senhor, que é o homem, para que tomes conhecimento dele, e o filho do homem, para que o consideres? O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa. Abaixa, ó Senhor, o teu céu, e desce! Toca os montes, para que fumeguem! Arremessa os teus raios, e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os! Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das poderosas águas e da mão do estrangeiro, cuja boca fala vaidade, e cuja mão direita é a destra da falsidade. A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com a harpa de dez cordas te cantarei louvores, sim, a ti que dás a vitória aos reis, e que livras da espada maligna a teu servo Davi. Livra-me, e tira-me da mão do estrangeiro, cuja boca fala mentiras, e cuja mão direita é a destra da falsidade. Sejam os nossos filhos, na sua mocidade, como plantas bem desenvolvidas, e as nossas filhas como pedras angulares lavradas, como as de um palácio. Estejam repletos os nossos celeiros, fornecendo toda sorte de provisões; as nossas ovelhas produzam a milhares e a dezenas de milhares em nossos campos; os nossos bois levem ricas cargas; e não haja assaltos, nem sortidas, nem clamores em nossas ruas! Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor. Amém!



ABRAÇOS:

A TURMA GRANDE QUE ANDOU LÁ POR CASA NO CARNAVAL

DONA NAZARÉ E TELMA.

AVISO DA GUADALUPE =

JUJU DO WERÔNIMO QUE DEIXA O TRABALHO PARA IR À ESCOLA... E AGORA RODOLFO? O JEITO É LEVAR A VOVÓ AIAIÁ.

AVISO DO VIANA PARA ITAUBAL.





COMENTÁRIOS:

TADEU – OSSADA NA ENTRADA DO PANTANAL

EMTU – NOVA MULTA – PAGAMENTO DE MULTA MENTIROSA

CASO DO CARRO CEGONHA NA BETRAL.

- DENGUE TIPO 1 (NINGIEM É RESISTENTE?

CARNAVAL – MINHA OPINIÃO CONFORME O D.A

Nenhum comentário: