Translate

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

20 FEV - DIÁRIO DO AMAPÁ -

CARNAVAL IDEAL.

César Bernardo de Souza
Articulista

O carnaval amapaense avançou bastante para alcançar o nível que tem agora, portanto o acerto dessa afirmação, se houver, desautoriza desqualificar a utopia do carnaval que convencionamos identificar como “da era sambódromo”. Aliás, ninguém deve fazer isso, mesmo alguém que reúna conhecimentos para fazê-lo. Não cabe, sequer, recorrer à expressão “pé no chão” no intuito de dizer que ainda é cedo para sonhar com o carnaval ideal. E também não se o intuito for dizer que temos que aprender a aceitar o carnaval como ele tem sido em Macapá na raia das escolas do grupo especial. Melhorar sempre!

O que tem sido muito ruim nesse carnaval é o momento da escolha dos ganhadores e não ganhadores. Invariavelmente o pau quebra em cima de jurados e presidente da liga – Boêmios do Laguinho e Piratão sempre vão além de cão e gato.

Contudo, o senso razoável de justiça indica ao contribuinte que mesmo considerando os questionamentos quase os mesmos a cada ano sobre se o dinheiro público deve ou não irrigar o carnaval, quanto foi ou deveria ter sido entregue a cada escola, quem e quando se prestará conta disso, etc., certo mesmo é que há mais o que elogiar do que criticar.

De maneira geral as escolas de samba, a liga, os governos estadual e municipais, e os colaboradores privados têm acertado mais que errado. Perifericamente o que ainda incomoda é que ninguém é independente quando precisa de apoio financeiro público.

O carnaval no Amapá ainda tem essa amarra, uma das razoes pelas quais essa briga por classificação final no ranking das campeãs pesa sobremaneira, e aí sim atinge a utopia do carnaval local, a começar por solapar o ânimo dos governantes e investidores que põem o dinheiro básico na organização das escolas e na estruturação do carnaval.

O povo, por sua vez, deixa de ser um só perante o resultado esperado na apuração do carnaval. Aos milhares, pessoas do povo torcem por uma das escolas, há quem brigue pela sua como se dela dependesse para tocar adiante sua vida.

Aí está o xis da questão, pois que, fundamentando-se na briga certa que virá no fim dos desfiles se negam as pessoas do carnaval a uma discussão mais racional e necessária sobre o carnaval possível no Amapá, a cada ano.

Ou seja, quem organiza e quem executa o carnaval deve “brigar” antes dos desfiles das escolas. E “brigando” devem mostrar capacidade critica na abordagem de assuntos que ainda não entraram na planilha de contribuição para o carnaval.

Se não há dinheiro ou prioridade para terminar o sambódromo – investimentos nas áreas de concentração, dispersão, estacionamento, mais arquibancadas, banheiros dignos em todos os espaços “vivos” do desfile... – que haja racionalidade suficiente para dosar as passadas em direção ao carnaval ideal.

Uma boa sinalização dessa estrada a seguir sem parar, mas olhando de vez em quando para trás, mostra claramente que boa parte dos fazedores de carnaval no Amapá –mesmo os que vêm de Santana- são pessoas de larga convivência, amigos, companheiros, colegas de longos anos e de mesma história. Não se devia perder esse patrimônio.

Admitindo o carnaval como uma boa utopia, uma paixão, uma escolha, um prazer, um apego, como realmente o é no Brasil, mais fácil entendê-lo como algo que exige em si mesmo a rivalidade para se tornar maior a cada ano. Mas rivalidade só dentro da pista de desfile, fora dela a selvageria (já houve quem pretendeu incendiar a casa de uma jurada) pode atrasar esse dia tão esperado de, em fim, vermos o carnaval ideal como realidade plena no Amapá.

Notas: ¹-A quem interessar possa: foi entregue em minha casa, quarta-feira, nova multa da EMTU, nos seguintes termos- documento nº 991000399448426, valor: 191,54; agente-023; falta gravíssima; descrição: ESTACIONAR PISTA DE ROLAMENTO VIA DOTADA DE ACOSTAMENTO; data de emissão: 02/02/2010. ²-A quem interessar possa- é repetição da multa indevida que me foi imputada em 11/12/2009. ³-Daqui a pouco chegará outra? 4-Haveria quem defendesse o contribuinte de tamanha voracidade?

Nenhum comentário: