Translate

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

WAGNER GOMES - DIÁRIO DO AMAPÁ - 07 FEV

“MEU ENCONTRO COM DEUS”

WAGNER GOMES*

O maior problema do homem é conciliar a bondade infinita de Deus com a sua onipotência. Nada deixa o homem comum mais perplexo do que o espetáculo de tantos sofrimentos completamente irracionais, veja o caso do Haiti.

O Talmud babilônico conta que um imperador pagão pediu a um rabi: "Mostra-me Deus". O rabi respondeu: "Vê-lo-eis com os próprios olhos a uma condição: deveis primeiro, olhar diretamente o sol durante cinco minutos."

O imperador olhou o sol, mas teve que abaixar imediatamente os olhos.

O rabi disse-lhe: "Não podeis olhar durante um minuto o sol que é uma criação insignificante de Deus - e, contudo, desejas ver Aquele que criou as estrelas.

Ensina a tradição que perguntaram em Roma aos anciãos: "Se vosso Deus não gosta da adoração dos ídolos, por que não os destrói?"

Responderam: "Se os homens adorassem coisas de que o mundo não necessita, Ele certamente as teria destruído. Mas adoram o sol, a lua, as estrelas e os planetas. Iria ele destruir seu mundo por causa de tolos?"

Os interrogadores replicaram: "Então, Ele deveria ao menos destruir as coisas de que o mundo não precisa, e deixar as outras".

Os anciãos responderam: "Então, os adoradores das estrelas, do sol e da lua ficariam fortalecidos em sua idolatria, dizendo: "Observem, esses realmente são verdadeiros deuses, porque não foram destruídos."

"No silêncio da noite, a Sabedoria me visitou, secou minhas lágrimas e disse-me com ternura: "Ouvi os soluços de tua alma e vim consolar-te. Pergunta, e revelar-te-ei a verdade".

Falei: "Dize-me, ó Sabedoria, quem sou eu. Que são essas vastas aspirações, e esses pensamentos movediços, e esses olhos que sondam minhas profundezas? Que é este mundo que me arrasta para onde não sei? Que é o homem que procura a felicidade, sabendo que um abismo o separa dela, que pede o beijo da vida e recebe o golpe da morte?"

Respondeu a Sabedoria: "Queres ver este mundo com os olhos de um deus e compreender a eternidade com tua mente de mortal? Não é isso o cúmulo da insensatez? Tudo que vês existe para ti. Mas deves satisfazer-te como que tua mente limitada é capaz de apreender da essência velada das coisas. Este mundo em movimento é teu próprio coração. Este homem, que achas ignorante e pequeno, veio da vizinhança de Deus... Vai para diante e nunca pares. Vai, e não temas os espinhos do caminho. À tua frente, está a perfeição..." (Gibran Khalil Gibran, Parábolas).

Texto de Renan Freitas.

*Advogado

Nenhum comentário: