Translate

domingo, março 07, 2010

PROFESSOR RAIMUNDO LOBO - DIARIO DO AMAPÁ - 07 DE MARÇO

Miniaturas Ecológicas




Os vegetais não podem se defender da ação devastadora do homem por serem geralmente fixos.

Os animais, por não saberem recuar, são dizimados pelo homem.

Eles sabem retroceder (para um dos lados), o que não é, em rigor, recuar, dar marcha à ré, andar para trás, desandar.

Só alguns animais dão uma pequena ré, tais como: o poraquê, o ituí, o sarapó, o barbela, o acará-roxo, o acará-preto, o muçu-grande, o beija-flor, a mamangava (abelha), os besouros e as cabas com exceções.

Mesmo os peixes que dão ré caem na maIhadeira. Os animais confundem a linha da maIhadeira com pé de lodo ou perna de cipó ultrafinos.

Como a vida é luta, porfia, emulação, competição, disputa, ou seja, uma guerra sem trégua, os animais foram criados para avançar, atacar, pular para a frente, para cima e para os lados, e não para recuar.

A leoa dá salto de até 11 metros de distância sobre a presa. O tucunaré-açu à noite, sob o foco da lanterna, pula cerca de sete metros de distância. A uéua, perseguida pelo predador, salta uns três metros de distância.

Por não saberem recuar, caem na malhadeira ou no tramalho: o peixe, o tracajá, o jacaré, a cabeçuda, a sucuri, a capivara, o carará, o mergulhão, o boto, etc.

O tramalho, colocado em terra firme, em matas altas, prende o jabuti, o tatu, a cutia, a paca, o caitetu, o queixada, o quati, a raposa, o tamanduá, a capivara, o veado, o maracajá, etc.

Ao darem com o focinho no tramalho, como não sabem dar ré, avançam e ficam presos de vez.

Nos animais, as armas de defesa ou de ataque estão quase sempre na parte dianteira do corpo: dentes, bicos, chifres, ferrões, esporões, (téu-téu), catana (espadarte), unhas, etc.

São exceções: o jacaré (boca e cauda), o camaleão (boa e cauda), a arraia, o escorpião, o porco-espinho, o galo (bico e esporões) e a abelha.

O que a genética poderá fazer para modificar e melhorar a defesa dos animais, "ensinando-os" a recuar rápido?

Nenhum comentário: