Translate

quarta-feira, maio 12, 2010

DIA-A-DIA: FIQUE POR DENTRO

LEITURA DINÂMICA


(ANN – 12/05/10)



Erro da Câmara dos Deputados pode invalidar reajuste de 7,72% dos aposentados. Entidades sindicais prometem reagir com greves e paralisações.

- Brasil, reservas internacionais crescem 25% e chegam a US$ 250 bilhões.

- Fluminense, jogador Fred só deve voltar aos gramados em pelo menos duas semanas. Treinador acha que pode ajeitar o time.

- TSE, dificulta coligações nos Estados. Decisão de ontem, impede que partidos coliguem para governador, mas fiquem separados na eleição para o Senado.

- A Coréia do Norte, pela primeira vez, alcançou o processo total de fusão nuclear. Porta aberta para a fabricação de armas à base de plutônio.

- Ministério Público Federal do Pará, num comunicado divulgado ontem à tarde, alertou a população de que a água mineral vendida no Estado, não é mineral, é água potável comum. Dez empresas distribuidoras foram autuadas e o DNPM paraense, terá uma semana para oferecer explicações sobre os licenciamentos de lavra.

- Cresce no Brasil o número de livros feitos de plástico. Governo federal estuda viabilidade de um projeto, baseado nesse produto inovador, que atinja todas as escolas do país, a curto e médio prazos.

- Paraná confirma 11 mortes por gripe. Segundo o governo daquele Estado, foram registrados 1.150 casos da doença, este ano.

- Uma seca persistente, está causando muitos problemas e falta de água potável na ilha do Marajó (PA). Governo federal prometeu ajudar prefeituras da região.

- ONU, erradicar trabalho infantil no mundo é meta impossível, até 2016, afirma relatório dessa entidade. O Brasil, juntamente com vários países africanos, vem sendo criticado nos organismos da ONU, pelo fato de não divulgar dados confiáveis sobre os programas de erradicação e controle do trabalho infantil.

- Jornal da BAND nacional, volta a sofrer problemas técnicos em S. Paulo e no rio de janeiro.

- STF, julga hoje ação que pode derrubar Lei de Improbidade Administrativa. Possibilidade de aprovação, foi considerada um “retrocesso” nas liberdades democráticas, pela CNBB.

- Queda de avião matou mais de cem pessoas na Líbia, na última madrugada.

- Lula chamou o ministro da Fazenda, Guido Mantega e o do Planejamento, Paulo Bernardo, para exigir cortes nos orçamentos de todos os Ministérios. Programas que não forem prioritários, devem ser desativados.

- Pode não ir ao ar, hoje, no horário bem no meio do Jornal Nacional, a peça em que o PT nacional exibe a candidata presidencial Dilma Rousseff. PSDB e DEM protocolaram ações. Acusando a candidata de propaganda eleitoral antecipada.

- João Pinheiro, candidato do PC do B à presidência da República, está em Macapá. Veio iniciar aqui a sua campanha e reunir a militância do partido.

- Governador do Estado, Pedro Paulo Dias, anunciou que o governo federal aprovou a liberação de R$ 43 milhões do PAC, para o Amapá.

FRASE DO DIA

“Amigo é amigo, filho da puta é filho da puta.”

(Roberto Requião (Paraná), em entrevista na TV, ontem)

-------------------------------------------------------------------------------------------MANCHETES DE HOJE

GLOBO – Acusado, Tuma Jr. Ignora ministro e sai só de férias. Ministro da Justiça diz que determnou, Tuma diz que pediu.

FOLHA – Reino Unido tem premiê conservador depois de 13 anos. Processo eleitoral por lá durou apenas 30 dias

ESTADÃO – Suspeito de elo com mafioso faz governo afastar Tuma júnior. Apesar de um dos grandes policiais brasileiros, Tuminha insiste em dizer que “não sabia de nada”.

JORNAL DO BRASIL – Agora é a China que assusta: em vinte dias seis ataques mortais a crianças dentro de pré-escolas.

CORREIO – Só resta torcer: a turma do Professor Dunga está convocada.

VALOR – Governo estimulará crédito privado para investimentos. Mas os juros estão com tendência de alta.

DIÁRIO DO AMAPÁ – Família é vítima de chacina no Jardim Equatorial: Macapá ainda não “estatura” para crimes assim.

JORNAL DO DIA – Corpo de Bombeiros diz que fiscaliza, mas 14 morreram no Amazonas. É lembrar que o belo rio é também o maior do mundo. O Rio-Mar.

(ANN) -----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: