Translate

segunda-feira, maio 03, 2010

PROFESSOR RAIMUNDO LOBO ESCREVEU...

Ecologia em gotas - O joio e o trigo








É comum se verem coisas que nascem com uma finalidade e, depois, ampliam-na, desvirtuam e até passam a ter outras, extremamente opostas àquela para que foram criadas ou inventadas. Se não, vejamos: o avião foi inventado para transportar pessoas, livros, jornais, e todo gênero de mercadorias. Depois passou a ser usado como arma de guerra, levando sob suas asas metralhadoras, canhões e foguetes. Por fim, transporta bombas atômicas, químicas e bacteriológicas. Já houve até avião-bomba usado pelos camicases na Segunda Guerra Mundial.

Milhões de carros, mototáxis, ônibus, trens, patróis, tratores, voadeiras, lanchas, barcos, balsas, navios, submarinos, porta-aviões, foguetes, milhões de motores com finalidades diversas poluem os rios, lagos, lagoas, baías, golfos, estreitos, canais, mares e oceanos. Lançam na atmosfera terrestre o dióxido de carbono, poluindo-a, causando o aquecimento global e alterações climáticas. Os agrotóxicos, com exceções, prestam um desserviço à humanidade, causando-lhe graves doenças e milhares de mortes.

O fogo foi descoberto e usado para assar ou cozinhar alimentos e queimar roçados. Depois deu origem à fusão dos metais, o que favoreceu o homem na fabricação de inúmeros artefatos. Mas, inegavelmente, é na guerra que ele teve o seu maior e mais poderoso emprego, ferindo e matando milhões de seres humanos.

O carro de linha vem prestando grandes serviços à população rural. Porém, a par com tudo isso, transporta também os instrumentos de devastação da nossa fauna: o sal, o gelo, a tarrafa, a malhadeira, o tramalho, o arpão, o tapuá, a lanterna, o farol de milha, a dinamite e as armas de fogo pesadas ou de alta precisão. Desses instrumentos de destruição da fauna, destacam-se o gelo, porque conserva os animais abatidos por tempo indeterminado, e o farol de milha tanto na caça quanto na pesca, pelo seu grande raio de ação e o poder de ofuscar a presa.

A cana-de-açúcar, a princípio, foi cultivada para produzir o açúcar, o mel e a rapadura. Contudo, alguém pensou em fabricar a cachaça, uma das maiores desgraças da humanidade, causadora de brigas violentas, problemas familiares, malquerenças entre amigos, colegas e vizinhos. A cachaça e as bebidas de alto teor alcoólico vêm causando ferimentos, aleijões, paralisias e um sem-número de mortes em todo o mundo.

A faca, ferramenta multiuso, talvez tenha sua origem nos estilhaços de sílex, à época dos trogloditas. Depois evoluiu para faca de alumínio, ferro, aço, etc. Só no Brasil, nos feriados de fim de semana, em que as bebidas alcoólicas e as drogas sobem o pódio, são milhares de pessoas vitimadas por faca e terçado.

Os países que mais pregam a paz, a ordem e a segurança são, exatamente, os que mais fomentam as guerras, fabricam e vendem armas.





Raimundo Lobo

Nenhum comentário: