Translate

quinta-feira, junho 24, 2010

MADIBA MANDELA - PRINCESA ISABEL

PRONTO PARA VIVER.


cesarbernardosouza@bol.com.br



Amanheci a 5ª feira, creio, como a maioria dos brasileiros: esperando ansiosamente pelo show de abertura da Copa do Mundo de 2010 – a 15ª da minha vida.

Um pouco antes do inicio da festa assistia a um capitulo da novela Sinhá Moça, reprisada pela Tv Globo. Essa excelente novela, como se sabe, mostra a saga dos negros escravos no Brasil bem no auge do movimento abolicionista e republicano que logo terminaria com a escravidão no país.

Por uma dessas grandes coincidências que marcam a vida, no capitulo dessa quinta-feira o negro Bastião é brutalmente chicoteado pelo também “negro” capitão-do-mato, por ordem presencial do barão de Araruna. Quase ao mesmo tempo, na África, no grande país africano do sul milhões de negros ancestrais dos que escravizamos aqui explodiam nossos corações com generosas manifestações livres de bem-querer a todos os povos do mundo, presentes lá ou ligados neles pela televisão.

Livremente tomaram a nossa bandeira e nomes de nossos jogadores para saudar o povo brasileiro. Absolutamente livres como agora o são ousaram botar seus bafana-bafana nas mãos do brasileiro Carlos Alberto Parreira.

Não cultivaram ódio e nem pensam em ajuste de contas, apenas trocaram os gritos das senzalas e dos guetos pelos decibéis da vuvuzela. E pensar que o povo negro africano do sul esteve escravizado até dias atrás em seu próprio país esperando Mandela como aqui esperamos Isabel. Lá Madiba aqui princesa.

A África do Sul que estamos vendo agora é nova, conquistada por Rolihlahia Mandela (depois Nelson e agora Madiba Mandela) pela via da satyagraha, mas com a inspiração da “democracia fundada na igualdade, pluralismo e multietnicidade”, e a determinação do estou preparado para morrer: “Ao longo da minha vida me dediquei à luta do povo africano. Lutei contra o domínio branco e lutei contra o domínio negro. Cultivei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual todas as pessoas possam viver juntas, em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”.

Bom, a festa é do futebol: todos iguais perante a bola, oportunidades iguais para todos os competidores segundo as regras do jogo. Nossa pátria se transferiu para os campos africanos do sul... de chuteiras.

Assistamos, portanto, as partidas de futebol segundo os nossos costumes, mas tentemos ver a essência do negro que ontem escravizamos. Queiramos ver-lhes a alma que anos e anos negamos ao negro tê-la.

Madiba Mandela fará 92 anos no dia 18 de julho de 2010, ao invés de ganhar deu-nos seu país de presente. Eis porque, agora sim, o líder está pronto para viver em cada um de nós.



Notas: ¹-O governo do estado está de parabéns por encarar o problema habitacional. Mas pode se juntar à Prefeitura no proveito da emenda do Senador José Sarney liberada para habitação e urbanização de orla. ²- A Prefeitura de Macapá, por sua vez, está de parabéns pela fiscalização e notificação que vem fazendo sobre terrenos baldios na cidade. Finalmente!!!!!

Nenhum comentário: