Translate

quinta-feira, agosto 12, 2010

O AMAZONAS É O MAIOR

O REDD É UMA BOA?




Dia desse, no radio (LUIZ MELO ENTREVISTA) o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico pronunciou a palavra REDD. Criou expectativa. Contextualmente Farias esteve dizendo que juntamente com o Dr. Bianchet, seguirão representando o Estado do Amapá em mesas de convenções internacionais que ainda buscam mecanismos regulatórios do redd.

Na verdade estávamos diante de uma afirmação muito interessante para o Amapá, vez que redd (sigla em inglês) significa: Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal. Em termos de conservação florestal o Amapá é o “cara”, deve mesmo representar-se na Conferencia Mundial sobre Mudança Climática, que propõe remunerar territórios institucionais que evitem desmatamentos, recorrendo-se à venda de créditos de carbono.

Logo, redd é mecanismo que pode nos trazer a tal remuneração. Especialmente Farias e Bianchet são técnicos suficientemente preparados para nos inserir nessa moderna forma de remuneração por serviços ambientais prestados a humanidade. Podem representar até o Brasil.

Mas, é arriscado esperar acontecer: quem sabe faz a hora. Como fez o Estado do Amazonas em 2007, instituiu a Lei Estadual de Mudança Climática e, amparado nela criou o Bolsa Floresta. Para quê? Compensar e incentivar a população a deixar a floresta em pé.

Desse jeito o estado, através das suas florestas conservadas, ajuda na regulação global do clima e no armazenamento de carbono, ao mesmo tempo que estimula a busca de outras fontes de renda. Não é demais lembrar que a soja e a carne produzidas em projetos agrícolas não sustentáveis instalados na Amazonia sofreram intensa vigilância dos grandes grupos ambientalistas mundiais. Quando mostraram à Europa que a carne e derivados dos seus frangos e gado - que entravam na rede de fest-food - eram produzidos a partir de soja amazônica com desmatamento, mexeram com os brios de grandes exportadores brasileiros.

A Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais e a Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais passaram a não comprar soja no mercado brasileiro proveniente de áreas recém desmatadas. Isso foi a “Moratória da Soja”, logo seguida pela “Moratória da Carne”. A partir daí, em 2009, o governo brasileiro concebeu e anunciou o Programa Desmatamento Zero em Áreas de Pecuária na Amazonia Legal.

Sendo assim, não esperemos que façam por nós antes que façamos nós mesmos a parte que nos cabe fazer: criar logo um PSA tucuju. A saber: Pagamento por Serviços Ambientais. Com todas as diferenças necessárias ao que você pode estar pensando de PDSA.



Notas:¹-O Brasil detinha a 8 mil anos atrás 9,8% de toda as florestas do mundo, hoje detém 4,4% dessas florestas., ou seja: degradou 1.926 milhões de quilômetros quadrados de áreas florestadas. ²-Acho difícil confundir Bernardo com Bernardes, mas é o que acontece. Até colegas de trabalho (15 anos) cometem esse erro...³- Esses são os rios maiores do mundo (mas menres que o nosso): Ienissêi – Amarelo – Obi – Amur – Lená – Congo... portanto, bem faz a Justiça (Dr. Bosco)em “manifestar autoridade” em favor da conservação do Rio Amazonas em seu trecho em Macapá. Não é nada não é nada, mas é o maior do mundo. 4-A Bacia Amazônica é também a maior do mundo com 7 milhoes e cinqüenta mil quilômetros quadrados (4 milhões em território brasileiro). Segue-a, em segundo lugar, a do Congo com (apenas) três milhões e setecentos mil quilômetros quadrados. São mais de 23 mil km de rios navegáveis em toda a bacia amazônica. 5-Muito interessante o artigo “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS” publicado aqui no DIÀRIO, de autoria da Dra. Maria Teresa Renó. Já estamos aguardando outros mais. 6-FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS OS PAIS DO MUNDO.

Nenhum comentário: