Translate

segunda-feira, setembro 13, 2010

DOM INAFIO III

DOM INAFIO DA FILVA III






Bem no inicio do governo Lula, em 2003, apareceu na imprensa um texto humorístico interessante: O REINO ENCANTADO DE DOM INÁFIO CALAMAR DA FILVA I. Estava na pagina especial denominada: GRAN CIRCO OTA. Dizia o texto:

-“É muita gentileza fua oferefer fem milhões para combater o crime organizado, senhor Burgomestre Févar Maia! O senhor parefe fer a única pefoa com dinheiro no reino. Afinal, o que pretende faver com tanto dinheiro?

-Construirei um presídio de segurança máxima, Majestade! Veja a planta do presídio Siverinha I: Todas as grades dão choques de altíssima voltagem, causando morte instantânea em quem tocar nelas. Será rodeado por um gigantesco fosso de dois quilômetros repleto de ferozes e famintos tubarões e piranhas. Subornar os guardas será impossível, são todos samurais-robôs incorruptíveis, fabricados no Japão. Os visitantes têm que ficar completamente pelados, e ainda passar por maquinas de raios duplo X. Cavar túneis, nem pensar... o subsolo será revestido de titânio e por baixo ainda uma camada de lava incandescente. Enormes águias, gigantes transgênicos, patrulharão o céu tornando impossíveis as invasões de helicópteros. Um poderoso satélite misturador de sinais inviabilizará a comunicação do prédio com o exterior, seja por celulares ou até mesmo telepatia.

-Févar Maia, efe presídio parefe fer indevafavel mesmo!Nenhum bandido conseguirá fair de lá!

-Majestade, mas quem falou em sair? Tudo isso é para impedir que eles entrem! Eu pretendo me mudar com minha família para lá... acha que sou louco de sair na rua com tantos bandidos à solta?”.

César Maia, à época, era prefeito do Rio de Janeiro, prestigioso político de projeção nacional, um dos lideres mais influentes do PFL, atualmente DEM. Lula era presidente recém eleito, em março de 2003 estigmatizado dessa forma pela oposição: não tinha diploma superior, apresentava dificuldade para articular palavras, sindicalista renitente, perseguidor implacável da vaga presidencial. Era, portanto, bom e fácil brincar com a imagem dele através de charges e cartoons. Mas...

O tempo passou, estamos em 2010 convivendo com recordes sobre recordes de popularidade do presidente Lula: o Cara! César Maia, por sua vez, saiu da mídia e nem lembrado foi para vice na chapa da coligação PSDB-DEM - deu Indio da Costa.

Agora, quem vem lá para reinar: rei ou rainha? Seja quem for, mas o(a) escolhido(a) deveria ler o Pasquim, nº 54, de 18/03/2003. O jornal não tratou só de presídios, para variar foi fundo nas questões cruciais recrudescentes mandato após mandato num Brasil que cresce, mas não se desenvolve para todos os brasileiros.

Ou muda ou em 2014 vai dar Dom Inafio “o Cara” da Filva III.



Notas: ¹-Não criticamos pessoas, mas fatos. Fato 1: a venda de motos no pátio da Mercado Central desagrada aos que vêem espaço como público e culturalmente ligado à Fortaleza de São José. É, portanto, mais área cultural que comercial. 2: comercio por comercio, e os camelôs. ²-Não consigo compreender a lógica das corridas, caminhadas, gincanas, maratonas em vias cruciais para o escoamento do transito na cidade, nos horários mais exigidos do dia. Quinta-feira, 7:30h, um desses eventos predominou na JK/Jovino Dinoá. ³-Considerei de alta relevância a contribuição da Rede Globo de Televisão para os interesses superiores do Amapá. A apresentação do Jornal Nacional diretamente de Macapá poderá ser um divisor de água. A bola está conosco.

Nenhum comentário: