Translate

sexta-feira, novembro 05, 2010

DIÁRIO DO AMAPÁ - 06 DE NOVEMBRO DE 2010

CENSO E REALIDADES.
cesarbernardosouza@bol.com.br

Quer saber? Eleição estimula, conecta pessoas de todas as preferências partidárias e ideológicas. Disputar o voto, brigar pelo candidato e depois conhecer o eleito, festejar com ele se for o nosso, na verdade libera sentimentos cívicos, acaba unindo as pessoas, estimulando-as a sonhar e querer um Amapá melhor.
E, tomara que seja realmente assim, pois certo ou não tão certo assim- pouco importa agora e pelos próximos quatro anos – os amapaenses elegeram soberanamente para governá-los o jovem Camilo Capiberibe, sem nenhuma experiência na administração publica e cheio de amarras familiares, ideológicas, políticas e, até, das praticas de administração que seus pais acumulam. Mas, e daí? Eis o novo governador do Estado do Amapá, além dele também a presidente Dilma do Brasil.
Logo, sejam as eleições de 2010 uma oportunidade ímpar para elevar o astral de cada amapaense, quem sabe uma alavanca para o fortalecimento cultural, crescimento econômico e, mudança das mudanças: efetivo desenvolvimento do estado.
O governador Camilo parece alerta quanto a “Amapá para os meus netos”, transparece não pensar em fazer um verão de governo e sim, esperamos, um governo que realmente induza e produza boas mudanças na vida das pessoas de agora e, também ou consequentemente para as gerações mais próximas.
Mas... há pedras no caminho, diz o Ibge. Números divulgados já permitem comparar quantitativamente contingentes populacionais de 2000 e 2010, com musiquinha e velas: “...com quem será que o Amapá vai se casar? Vai depender, vai depender...”.
Em dez anos o Amapá cresceu cerca de 36%, passou de 477.032 habitantes para 648.553. Em igual período o Brasil cresceu 9,5%. Aqui está uma grande interrogação em desfavor do Amapá.
A diferença é que o Brasil se desenvolveu em detrimento de um Amapá que teima em não mudar. Mais números? Eis alguns: O Município de Pedra Branca teve um incremento populacional da ordem de 130% em dez anos, o de Serra do Navio, ao lado e acima, cerca de 27% e o de Amapá 8%. Ou seja, Pedra Branca ganhou mais 5.95 habitantes, Serra do Navio 914 e Amapá 546. Fiquemos nisso.
Em quê e em quantos se desenvolveram esses três municípios em dez anos? Em que escala as respectivas prefeituras e o governo do estado, prefeitos e governadores influíram nessas realidades?
O governador Camilo é jovem, está prometendo mudanças, vê a vida com mais destemor e pode, por isso mesmo mudar realidades no Amapá. Contudo, não pode ser abandonado pela sociedade e menos ainda imaginar que sozinho pode fazer e acontecer. Portanto,
Primeira mudança que se impõe é na concepção de estado que até hoje gira apenas e tão somente em torno do prédio do palácio governamental.
Nota: ¹-E o dinheiro apreendido no aeroporto na véspera da eleição – veio para quê, de onde, para quem, pertence a quem, chamou a atenção da juíza por quê, o piloto foi depor n PF em troca de quê??????? Afinal, não explicam devidamente o “acontecido” por quÊ?

Nenhum comentário: