Translate

sábado, novembro 13, 2010

HOMENAGEM AO PADRE PAULO LEPRE - 13/11/2010

UM MORTO QUE VIVE.

Padre Antonio Vieira disse que os vivos são pó levantado, os mortos pó caído, que não anda, que jaz. Faz tempo que leio Vieira, mal comparando “ouvi-o” muitas vezes através de frases ou parágrafos de sermões pronunciados pelos padres José Busato e Paulo Lepre .
Busato dizia coisas fortes com grande similaridade a construções de Antonio Vieira, como: “Para anunciar a palavra de Deus pego carona até na calda do demônio”. Dizia, quem sabe, inspirado em Vieira que disse: “Para falar ao vento bastam palavras. Para falar ao coração, é preciso obras”.
Padre José Busato foi, para mim, ótimo pastor e bom amigo por longos anos da minha vida. Foi-se do Brasil, vive agora na Itália.
Padre Paulo Lepre também foi ótimo pastor e amigo com quem sempre pude contar. Depois da partida de Busato me apeguei a ele fortemente.
Em diferentes circunstancias estivemos muito próximos. Encontrei-o, certa vez, absolutamente pobre entre os pobres que sua igreja e seu sacerdócio “enxergavam”. Dias depois conversamos sobre opções e maneiras mais permanentes de arranjarmos um pouco mais de dinheiro para a continuidade do seu projeto. Calmo e sábio como sempre, me disse: conhece alguma fala do Pe. Veira sobre homens de dinheiro? Sim, respondi sabendo que ele também sabia de algo que, aliás, não parece de Veira ou é somente dele: “Neste mundo conturbado (1654/Cidade do Maranhão-13/06) quem tem dinheiro, por mais inepto que seja, tem talento e préstimos para tudo; quem não tem dinheiro, por mais talento que tenha, não presta para nada”.
Concluiu, então, Pe. Paulo Lepre: tudo custa dinheiro, a maneira de consegui-lo tem que valer mais que ele.
Um dia me associei à luta de Pe. Paulo para “terminar” a catedral de São José, noutros para vê-lo feliz e realizado com seus círios de São José e Senhora de Nazaré., noutro tomei-o nos braços de sobre o altar diretamente para o hospital São Camilo & SãoLuiz. Falava sempre com ele ao telefone e quase nunca deixei de ouvi-lo rezar a Missa dominical matutina. Mas é mais, muito mais o que me lembra o Padre Paulo: saudade.
De repente, numa semana em meio à Missa celebrada por D. Pedro Conti dão-me noticia do seu enfarto, na seguinte, de sua morte. Lepre, para mim, foi um livro de uso diário. Para Antonio Vieira livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.

Notas: ¹-O Aeroporto Internacional de Macapá já era ruim, mas o Banco do Brasil se encarregou de piorá-lo ainda mais: retirou de lá seu caixa eletrônico: o viajante que se dane! ²-Excelente a idéia das academias ruderais instaladas pela Prefeitura de Macapá: vão depender do zelo da população. ³-Tomara que a Petrobras seja maior que o ambientalismo tucuju: o petróleo é nosso. Ou não temos esse direito? 4-Hoje tem OS COMETAS na sede social do TREM: não perca, mas não perca mesmo! 5-Estranhíssima a estória da peneirinha do Flamengo em Macapá, semana passada. Até agora nenhum registro no site oficial do Fla. 6-Será, certamente, um sucesso o programa televisivo “No Meio do Mundo” que Bernadete e Ricardo colocarão no ar amanhã, Tv Tucuju, 13 às 24 hs. Assista e comente. 7-Está funcionando o Instituo do Cancer Joel Magalhães (Igreja Jesus de Nazaré): conheça-o, jude-o como quiser e puder.

Nenhum comentário: