Translate

sexta-feira, dezembro 10, 2010

DEBATE POSITIVO - 11 DEZ - 2010

11 DEZ – D. POSITIVO -
Editorial:

Pesquisadores brasileiros diagnosticaram três casos de infecção pelo vírus chikungunya
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
09/12/2010 | 09h14 | Dengue
Às vésperas do verão, a dengue não é a única ameaça. Pesquisadores brasileiros diagnosticaram nos últimos meses três casos de infecção por um vírus pouco conhecido no país, o chikungunya, também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e pelo Aedes albopictus, o da febre amarela. E o Ministério da Saúde anunciou ontem o início da vigilância e do controle no Brasil da febre de chikungunya.
Nos três casos confirmados pelo Ministério da Saúde, os pacientes se contaminaram em outros países. O primeiro foi em 25 de agosto, um surfista carioca, de 41 anos, que visitou a Indonésia. O segundo foi em 29 de setembro, um homem, de 55 anos, que vive em São Paulo, que também andou pela Indonésia. O último caso é de uma mulher, de 25 anos, que teve a doença confirmada no último dia 3. Ela esteve na Índia, segundo notícia publicada no site da Universidade de Brasília, onde trabalha o pesquisador Pedro Tauil, do Núcleo de Medicina Tropical e um dos que investiga os casos no Brasil.
Os sintomas de chikungunya - do grupo dos alfavírus -, lembram o da dengue, como febre de 39 graus, dores pelo corpo, principalmente articulares. Alguns casos cronificam e as dores duram quase seis meses. Daí o nome chikungunya, que numa das línguas oficiais da Tanzânia, significa “aqueles que se dobram”.
Na entrevista, Tauil comentou que o diagnóstico não é difícil e que laboratórios brasileiros, como o Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, são capazes de identificar a doença: “se você pensa que é dengue, deu negativo, você procura chikungunya e acha chikungunya”. O tratamento é similar ao da dengue, com o uso de paracetamol, antiinflamatórios e até corticoides.
A infecção, assim como na dengue, não se manifesta de imediato. Leva até sete dias. Por enquanto, ele diz que não é preciso entrar em pânico. Primeiro porque a chikungunya costuma ser mais benigna que a dengue, e os casos estão restritos ao Sudeste Asiático e à ilhas do Pacífico. Porém, já temos três casos importados aqui e podem chegar outros. Então é hora de alerta.
O pesquisador brasileiro não acredita que um mesmo mosquito pode abrigar os dois vírus, dengue e chikungunya ou febre amarela e chikungunya: “isso é pouco provável.” Segundo o coordenador do Programa de Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, não há circulação do vírus nas Américas. Ela ocorre apenas em países da África e do sudeste asiático, e o índice de letalidade é baixo: menos de 1%. O Ministério da Saúde aconselha a quem for viajar para África e sudeste da Ásia adotar medidas de prevenção, como uso de repelentes e mosquiteiros.

ANIVERSARIANTES DO DIA:
-12 Cristina
-14 Grace Kelly
-15 Zé da Globo
-16 Yasmim – Natália – Claudia Paes (irmã Cacilda)
-17Gabriel (2 anos) – Robsom / Conci)

O Anjo: MIHAEL
O ano MIHAEL ajuda a consersar a paz e a união entre os esposos. Protege as pessoas que recorrem à Luz, que têm premonições ou pressentimentos favoráveis. Dá inspiração para desvendar os segredos e tudo que precisa ser descoberto. Facilita a geração sadia das espécies, a amizade e a fidelidade conjugal.

Quem nasce sob a influência do anjo MIHAEL será pacífico, carinhoso, amará profundamente a todos e cuidará da preservação do bem estar da comunidade. Será um grande organizador de acordos sociais e políticos, promovendo reconciliações e intermediando negociações. Intelectual, defenderá os direitos da mulher na sociedade. Sua família provavelmente será nobre e colaboradora em seus projetos e anseios. Se puder terá muitos filhos, pois considera apaixonante uma família grande. Paternalmente exigente nas questões de cultura e estudos, saberá que onde existe um alargamento da consciência e inteligência, haverá maior felicidade e uma maior proximidade com Deus. Acessível, franco, forte, capaz de uma enorme resistência à fadiga, dedica-se intensamente a um trabalho quando solicitado. Sua missão terrena é o Humanitarismo. Sem preconceito, nem de classe, nem de raça, nem de credo, terá a verdade como sua amiga soberana. Conduzirá sua vida a sua maneira, sempre na busca de um padrão limpo. Mostrará assim, que esta vida é fácil de ser vivida e vale a pena a luta por qualquer ideal.
MIHAEL Categoria: Virtudes Príncipe: Raphael Protege os dias: 06/05 - 18/07 - 29/09 - 11/12 - 22/02 Número de sorte: 5 Mês de mudança: maio Carta do tarô: O papa Está presente na Terra: 15:40 às 16:00
Salmo: 97

Salmo 97
O Senhor reina, regozije-se a terra; alegrem-se as numerosas ilhas. Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e eqüidade são a base do seu trono. Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor. Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e treme. Os montes, como cerca, se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra. Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória.
Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os Deuses. Sião ouve e se alegra, e regozijam-se as filhas de Judá por causa dos teus juízos, Senhor. Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo exaltado acima de todos os Deuses. O Senhor ama aos que odeiam o mal; ele preserva as almas dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios. A luz é semeada para o justo, e a alegria para os retos de coração. Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e rendei graças ao seu santo nome. Amém!

ABRAÇOS:
- A TODOS OS QUE COMPARECERAM AO ANIVERSÁRIO DO FERNANDO.
-NATÁLIA  ADVOGADA.
-CHICO E DEMAIS DO ITAMARATI.
-SEU BONECO
-AMIGOS DA GUADALUPE
-PROF. ORIVALDO
-VOVÓ E VOVÔ RABELO
-OUVINTES QU LGARAM PARA O PROGAMA
-ENTREVISTADOS DO PROGRAMA


OAB-AP Pede IMPEACHEMENT do Governador do Estado do Amapá

O Presidente da OAB/AP, Ulisses Träsel, na qualidade de cidadăo, irá protocolizar na segunda-feira (13), às 8h, na Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, o pedido de IMPEACHEMENT do Governador do Estado do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho. A decisăo foi aprovada pelo Conselho Seccional.

De acordo com o presidente, a OAB-AP esperou as eleiçőes de 2010 serem concluídas, para que năo fosse dada uma conotaçăo eleitoral ao seu pedido de impeachment. “A espera deste momento também foi para que só adotássemos esta postura após profunda investigaçăo dos fatos objeto da operaçăo “MĂOS LIMPAS” da Polícia Federal, para que este ato estivesse eivado de bom senso e equilíbrio”, justificou o presidente. Além disso, dentre os objetivos do pedido de impeachment, năo está apenas o afastamento do governador do Estado, que está no término do seu mandato, mas também a sua INELEGIBILIDADE.
Assim, honrando o compromisso da OAB/AP em ser atuante e independente, jamais omissa e nem submissa, a diretoria da Ordem tem certeza que este ato respalda-se na finalidade maior de resgate da instituiçăo e valorizaçăo da classe.

Assessoria de Comunicação – OAB-AP

Analfabetismo cresce em três Estados da Amazônia Legal - 09/12/2010

Apesar de o número absoluto de analfabetos brasileiros com 15 anos ou mais ter caído 7% entre os anos de 2004 e 2009 no Brasil, o analfabetismo aumentou em três Estados da Amazônia Legal: Mato Grosso, Rondônia e Acre. É o que constatou um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (9).
Além deles, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul também obtiveram aumento no índice de analfabetos. A região Centro-Oeste apresentou a menor queda do número absoluto de analfabetos (1,6%).
Já a região Norte obteve a maior redução de analfabetismo, 17%. Apesar da diminuição ela ainda contempla o maior número de pessoas nessa condição, 8,1% da população.
O Amapá foi o Estado brasileiro com maior queda no índice, 66%. Apenas 1,5% de seus habitantes não sabem ler nem escrever. Entre os Estados da Amazônia Legal com maior índice estão o Maranhão, 14,9%; seguido por Acre (12,7%) e Pará (9,8%).
Veja as taxas de analfabetismo:

Região Taxa de analfabetismo
em 2009
Nordeste 15,0%
Norte 8,1%
Centro-Oeste 5,5%
Sul 3,7%
Sudeste 3,7%

Estado
(Amazônia Legal) Taxa de analfabetismo
em 2009
Acre 12,7%
Amapá 1,5%
Amazonas 5,0%
Maranhão 14,9%
Mato Grosso 7,3%
Pará 9,8%
Rondônia 7,5%
Roraima 5,0%
Tocantins 9,2%

Nenhum comentário: