Translate

segunda-feira, outubro 24, 2011

JÁ É TEMPO!

JÁ É TEMPO!
César Bernardo de Souza

Sou fã dos grandes talentos que pontuaram e pontuam hoje a humanidade, entre tantos talentosos: Jesus Cristo.
Impossível retocar qualquer dos textos proclamados por Ele enquanto homem entre os homens. Foi o maior dos maiores, antes do telégrafo, da luz elétrica, telex, fax, xerocópia, internet. Imagina nos dias de hoje Jesus pregando nas redes sociais, com a velocidade e eficiência da internet!?
Ora, dias atrás a mídia nos disse dos seis milhões de leis brasileiras. Todos os dias a mídia informa sobre o “joio” que está muito abundante nos parlamentos nacionais. Tem parecido ao eleitor brasileiro que isso não tem importância ou que a denuncia de hoje será sobrepujada por outra mais “cabeluda” amanhã. Reclamar com quem?
O Brasil parece sempre trôpego nos corredores dos seus hospitais e escolas. Trôpego e bobo, porque vota mais nos políticos que prometem “resolver” esses problemas. O Amapá, de onde falo com mais proximidade cotidiana, não só parece como está trôpego na condução das suas políticas sociais. Está na lona quando a questão se desloca para saúde publica.
Solução? Faltam leis e cumpridores de leis mais sensíveis, mais próximas da realidade das pessoas pobres – esmagadora maioria da população.
Então, pensaríamos, não há leis suficientes regendo a vida amapaense? Quase não há!, poucas se regulamentam conforme as pequenas necessidades das pessoa s, para as quais a sua “letra fria” apenas diz o que deve ser feito. Não de propósito (?) se diz das leis que o que não é proibido é permitido. É preciso mudar isso aqui no Amapá, temos hoje parlamentares preparados para nos proporcionar essa mudança.
Jesus disse-nos de forma irrefutável: “Amarás o Senhor teu Deus... Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Toda lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
Não diríamos que nossas leis são feitas por escolhidos pelo povo? Profetas? Digo que sim, com a ressalva de que nunca fui ou tive algo de especial, sendo-o agora porque estou gravemente doente – doente de câncer.
E o que estou vendo e vivenciando na cruenta realidade visível nos hospitais, nas ruas, nos lares? Baixa, baixíssima sensibilidade quanto a ver os doentes de câncer como pessoas realmente especiais. Nesse momento não estão faltando os remédios caríssimos, nem temos o que reclamar dos funcionários públicos esforçados nos tratando diariamente. Agem na forma da lei.
Mas, aos mais pobres de nós, nesse momento em tratamento na rede publica está faltando (“ao próximo com a ti mesmo”) o complemento da lei: alimento especial complementar, transporte adequado porque além de pobres são doentes especiais, pequenas adequações em seus locais de moradia, equipamentos acessórios que lhes amenizem sofrimentos brutais evitáveis, assessoria jurídica para seus assuntos familiares, trabalhistas e fiscais. Até “circo” é necessário, porque o que não falta é tempo ocioso para pensarmos na morte.
Perceba que estou falando só do quanto a doença nos tornou especiais. Portanto, parlamentares do Amapá – profetas das nossas leis – lembrem-se do que Ele está lhes dizendo: “Toda lei e os profetas dependem desses dois mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus... Amarás teu próximo como a ti mesmo”.
Já é tempo.

Obs: Vem aí a campanha: “100% de esforço onde houver 1% de chance”. Prepare-se para ser doador do Instituto do Câncer “Joel Magalhães” – IJOMA. Você pode ajudar muito doando 2,00 reais/mês.
Brevemente divulgaremos números de contas, bancos autorizados e locais de arrecadação.
O Presidente nos ensinou: Sim nós podemos!

Nenhum comentário: