Translate

terça-feira, fevereiro 28, 2012

ESTRADAS DO AMAPÁ RURAL:

Nossa missão era estudar a exaustão todoo Estado do Amapá, com a lupa conceitualdo zoneamento ecológico econômico que,tecnicamente, nos cabia realizar. Nos embrenhamos, então, por todos os caminhos necessários, correndo todos os riscos que os cenários inóspitos ainda representam na Amazônia. Mas, tivemos nossas compensações, especialmente eu que tinha a mania de fotografar. E que fotografias fiz e mostro a você.....                                                               O caminho que está à nossa frente neste cenário é feito sobre areia, que aqui no Amapá é tão branca que reluz mesmo sem a ostensividade do sol, que sobre nós incide com todas as propriedades equinociais. Avançávamos sempre.


 
Encontramos os agricultores e extrativistas que trabalham duramente para o sustento familiar, mas também (é o que falta reconhecer) ou ao mesmo tempo incorporando terras “novas” ao Brasil, às vezes criando modelos e praticas agrícolas espetaculares que visam a proteção da própria floresta. Verá isso nas próximas fotografias.

 
Aqui todo sacrifício valeu à pena: dificilmente andei em estrada mais bonita que esta. Como se pode inferir da própria fotografia, as arvores atingem a espetacular média de 45 metros de altura. Incrível não é apenas vê-las, mas caminhar sob elas.
Com o diafragma um pouco mais aberto se pode vislumbrar melhor esta estrada em perspectiva. Estamos ou não dormindo em berço esplêndido?
As orquídeas que encontramos aqui são, como eu diria.....


 

Falei em modelo e praticas agrícolas inovadoras? Pois é, veja como esses agricultores guardam a rama semente para os próximos plantios. O segredo: as extremidades inferiores das ramas, em feixe, são mantidas em “leve” contato com a terra sombreada, fresca vê úmida. Dessa maneira elas se mantém ativas, mas não germinam e duram meses nessas condições.


Nesse ângulo dá para ver melhor como se arranja esta “estratégia” dentro da floresta. Ai abaixo, bem abaixo, você pode ver como agricultores de outra micro região do Amapá guardam o arroz colhido. São brasileiros construindo um novo Brasil. Foi uma honra passar uns dias com eles.




Nenhum comentário: