Translate

domingo, março 18, 2012

DOIS GRANDES PENSADORES: BONFIM SALGADO E LEONAI GARCIA.

 Linda paisagem, não é mesmo? O cenário é quase urbano em relação a Macapá e Santana, razão pela qual se procurava  estudá-lo objetivando sua inclusão em algum projeto turistico que e alguma maneira estivese em perspectiva no estado. A idéia de fundo que motivou essa misão era simplesmente destacar o potencial do Igarapé da Fortaleza (onde estamos) em relação ao Rio Amazonas, aonde ele desagua logo ali, e sua cotidiana interrelação com as cidades de Macapá e Santana. Esse igarapé, o da Fortaleza, é o mesmo que drena  toda a Lagoa dos Indios e se caracteriza por seu um raro curso dágua urbano com dois regimes hidrodinamicos: influencia da maré do Rio Amazonas no seu baixo curso e daí em diante, a montante, águas pluviais cristalinas e de nascentes.  Os passageiros dessa embarcação estão indo no sentido da Rodovia Macapá/Fazendinha, para daí em diante seguirem de onibus até Santana ou Macapá.
Aqui em baixo, dois pensadores (permanentes) de um "novo" Amapá: Jornalista Bonfim Salgado (primeiro plano) e o Médico Leonai Garcia (de óculos, ao fundo). A criança e o jovem da foto são, respetivamente, o Paulinho filho do Dr. Leonai, e o Danilo Bernardo, meu filho. O fotógrafo sou eu. Esses estudos acabaram esbarrando em pelo menos duas dificuldades: singular - as imagens aéreas não puderam ser tomadas do ultraleve por causa da proximiade excessiva do aeroporto.
Usual - desinteresse.
Mas, como se vê, o Igarapé da Fortaleza tem grande potencial turistico a ser percebido por qualquer bom projeto que vise o aproveitamento turistico do Rio Amazonas nas imediações das cidades de Macapá, Santana  e Mazagão.




Aqui estão algumas outras magens colhidas no decorrer da nossa expedição: ¹-alguem poderia estar nos vendo lá de cima, ²- as crianças ão s que mais sabem tirar proveito da imena beleza do Igarapé da Fotaleza, ³- o igarapé tem boa extensão, suas nascentes de cabeceira estão nas imediações dos bairros Brasil Novo/Boné Azul, na cidade de Macapá. 4- volta e meia o igarapé se abre em bonitos lagos, possibilitando tomadas fotográficas do fundo do leito. É comum a ocorencia de peixes ornamentais.


Nenhum comentário: