Translate

sexta-feira, março 16, 2012

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O "USO" DAS FLORESTAS NO AMAPÁ

 Um dia avançamos floresta adentro, nas proximidades da cidade de Oiapoque. Depois de mais de vinte anos  nessa estrada, o impacto dessa visão me causou espanto: meu pressentimento era o de que estava diante de um significativo inusitado. Estava mesmo, pois o que via incialmente era o inicio de uma longa estrada pavimentada de tabuas para a exloração de madeira.   
 Esse é o nosso carro, avançamos com muito cuidado receando um indesejavel encontro com com o(s) madeireiro(s) e seus capangas, além de muita atenção para a impossibildade de se manobrar o carro em caso de súbita ncessidade, e, sempre temendo a caida de uma grande arvore que impedise o retorno. Preste atenção na qualidade do pavimento e na sua extensão.

 A ousadia desse empreendimento me pareceu tanta e tamanha que logo atribuí a responsabilidade essa agressão ambiental a alguma agencia financiadora do proprio governo federal, já que a experiencia me ensinou que entre os nossos nativos não há aquele que disponha de tanto dinheiro para esa finalidade.
Essa pavimentação tem ua extensão superior a 2 km, e como se pode ver em cada lado da estiva estão dispostas tres (3) tabuas, com outros 3cm de espessura. Ao longo dessa estrada vi varios amonoados de descarte de tabuas inserviveis para a obra. Acintoso desperdicio.
Voce pode imaginar a quantidade de arvores abatidas apenas para a construção desta estrada? Voce apostaria em alguma ação do Ibama havida contra esse tipo de "empreendimento"? PERDEU!

Obs ¹: Normalmente se obtem esses financiamentos junto ao governo federal para a média agricutura e mais facil ainda para a grande pecuária. Mas não pense que o caboclo amazônico passa perto disso.
Obs²: Os galhos secundários dessas grandes arvores podem passar ao aproveitamento da carpintaria que os transformem em batentes, portas e janelas simples para moradias populares, além de utensilios doméstiicos como tábua de carne, banquetas, prateleiras, etc. Até casas pré moldadas podem sugir desse aproveitamento. Estou falando de uma montanha inmaginavel desse tipo de madeira.
Obs³: Proximamente lhes mostrarei a majestade dos nossos manguezais.  









Nenhum comentário: