Translate

sexta-feira, março 30, 2012

SEMANA NO AMAPÁ



NA POLITICA:
¹)-Começou com o Senador Capiberibe cutucando o Dep. Moisés Souza, Presidente da Assembléia Legislativa, prosseguiu com a casa legislativa analisando e recusando contas prestadas pelo Governo João Alberto Capiberibe, findou com uma interessante entrevista do deputado concedida ao radialista José Caxias (Programa Acorda Cidade - Radio Cidade), hoje, 6:30h. 
O senador vem se desgastando a cada manifestação de contraditório que faz porque prioriza a tática de atacar num cenário que lhe seria mais favorável a defesa.  
Agora, com naturalidade, Moisés Souza começa pedir contas a ele sobre um tal cheque emitido e sacado à razão de 58 milhões de reais ... à época de sua titularidade no governo do estado.
Sobre tudo isso chego à seguinte conclusão: se essa discussão não der em nada em termos de pleno, claro, barulhento esclarecimento publico, ambos terão mentido sobre as acusações de um contra o outro.
Obs: Mentir publicamente é fato gravíssimo em política. Significa quebra de decoro parlamentar.

²)-O Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) já está notabilizado no cenário nacional como “consciência” do Senado. Essa vereda é estreitíssima, tortuosa, pedregosa e sempre de ladeira abaixo. O passo seguinte é se imaginar figura paradigmal de um Congresso Nacional “puro de origem e sangue”. O senador pode prosseguir nessa linha de atuação, e tem prerrogativas. Mas não pode esquecer que todos os senadores têm iguais prerrogativas. Não pode esquecer, também, das expectativas a ele entregues pelo sofrido povo amapaense.
Sem mais sofismas, é atualíssimo considerar a máxima, aliás, incontestável: as casas políticas refletem as sociedades que as constituem. No Brasil isso é mais que dito popular: é cultura de sólida raiz.

³)-Mais uma semana que se foi sem que o governo do estado nos surpreendesse, pelo menos, com uma noticia de uma grande obra em Macapá. Precisamos de uma otopia para viver... ou sobreviver?  

-DESTAQUE DA SEMANA:
O Prefeito Roberto não tem dinheiro para financiar o funcionamento mínimo da enorme cidade de Macapá. Enorme e edificada em grande parte sobre a planície amazônica. O binômio planície amazônica é, embora ignorada, palavra chave.
Para inicio de conversa se pode afirmar que é instável e insustentável qualquer cidade sobre ela, erradamente, estabelecida.

-NO JUDIIÁRIO:

Dois fatos absolutamente inacreditáveis: na Justiça Estadual a triste constatação de que o Tribunal de Justiça não foi capaz de realizar uma escolha a desembargadoria aceitável pelos seus próprios membros.
Na Justiça Federal deu de ocorrer que membros do Ministério Publico Federal e Ministério Público Estadual estão na mídia dizendo que o Juiz Federal João Bosco não sabe o que diz. Sabe o que significa a palavra lamentável? Então põe mais, muito mais, lamentável nisso!

-DESTAQUE DA SEMANA:
Ficou-se sabendo que, embora sob vara judicial, viu-se a cor do dinheiro de mineradoras com (franca) atividade no Amapá. Dinheiro que deu origem ao inacreditável caso acima referido.


  
 -LEGISLATIVO:
As CPIs da AMPREV e da SAÚDE estão a todo vapor. O silencio dos seus membros sugere cobras e escorpiões numa cumbuca aonde eles têm que meter as mãos.

DESTAQUE DA SEMANA:
O que houve nas câmaras de Vereadores, Amapá afora e adentro?     

Nenhum comentário: