Translate

terça-feira, abril 24, 2012

MANDA QUEM PODE....



Hospitais do Estado são fiscalizados pela Vigilância Sanitária do Município

Fiscais de postura acompanhados de agentes de defesa ambiental e da Vigilância Sanitária fiscalizaram na segunda e terça-feira, 23 e 24, o Hospital de Emergências, O Hospital Alberto Lima, a Maternidade Mãe Luzia e o Hospital de Pediatria. O que encontraram foi um brutal desrespeito à saúde pública.
 Placentas jogadas em lixeiros abertos junto com agulhas e objetos cortantes, medicamentos vencidos armazenados com remédios ainda no prazo de validade e descarte de lixo hospitalar sem nenhum tratamento foram algumas das irregularidades encontradas.
 De acordo com Cristiane Zimerer, fiscal de postura da PMM, as unidades hospitalares são responsáveis pelo acondicionamento, tratamento e descarte do lixo. Para isso, existem embalagens específicas para objetos infectantes, perfuro-cortantes além de órgãos e tecidos.
 Na Maternidade Mãe Luzia, os fiscais encontraram placentas sendo jogadas no lixo junto objetos cortantes. No momento da abordagem, uma funcionária da empresa Amapá Serviços, mesmo de luvas, quase tem a mão perfurada por uma agulha que estava junto com a placenta. “Se isso tivesse ocorrido, ela poderia ter se infectado”, explica a fiscal.
 No Hospital de Pediatria, medicamentos vencidos são estocados no banheiro, junto com remédios  ainda com validade para uso. Os próprios funcionários das unidades do Estado denunciaram as precárias condições de trabalho.
 Houve denúncias, inclusive, de que a empresa contratada pelo Estado para o tratamento do lixo hospitalar, Tratalix, não teria incinerador e estaria descartando lixo hospitalar na lixeira pública sem o devido trato.
 Foi dado um prazo para que as unidades do Estado se adequem às normas sanitárias. Findo o prazo, os hospitais poderão ser interditados.
 Nesta quarta-feira, 25, os fiscais da Prefeitura farão inspeções na Central de Medicamentos (CAF) e no Hemoap.

Prefeitura de Macapá
Coordenadoria de Comunicação

 Contatos para entrevistas
Cristiane Zimerer – 9125 1737


COMENTÁRIO:
Frequentemente vou ao Hospital Alberto Lima, é uma exigência inerente ao tratamento de câncer a que estou submetido desde maio de 2011. Nada escrevi, ou melhor, publiquei a respeito do que vejo porque sei o quanto a má notícia dói no paciente que precisa do hospital, especialmente os que se acham internados.
Não quis e não quero publicar fotografias à respeito, porque não é propósito desmoralizar o nosso hospital, que a bem da verdade não é, seguramente, dos piores do Brasil. A televisão tem nos mostrado horrores ocorrendo em unidades hospitalares no país. Mas esse nivelamento rasteiro não pode nos servir.
É, portanto, em respeito aos colegas doentes que tomei esta atitude, não por receio de desagradar a administração hospitalar: o governo do estado. Se não todos, mas a maioria dos profissionais de saúde que trabalha ali é merecedora do nosso melhor respeito. Por bons profissionais e dedicados cidadãos à sociedade em que se inserem.
Fiz lá a minha cirurgia de implante do portocasht, entrei de manhã e tive alta à noitinha. Passo muito bem e meu cateter funciona às mil maravilhas.
Mas, o que vi (se voltar lá ainda verei) ensejaria sim imediatas medidas de saneamento. Também responsabilizações judiciais relevantes. 
Avenida FAB, hoje às 10h: professores do estado em greve.... pelo salário mínimo da categoria.
O Amapá carece do básico que a saúde publica tem que oferecer ao cidadão. É tarde esse momento de tomada de decisão. É hora de o poder publico demonstrar respeito para com a vida humana.
A julgar pelo que tem sido a saúde publica em todo o Amapá, pouca ou nenhuma utilidade tem o governo e o estado amapaenses.       
   Avenida FAB, hoje às 10h: professores do estado em greve.... pelo salário mínimo da categoria.
Vivemos agora a efervescência da reivindicação salarial – professores, policiais, enfermeiros e auxiliares estão nas ruas. Ótimo, mas é preciso aproveitar a mobilização para propor a todos um choque de qualidade nos serviços que prestam. É preciso atrair os trabalhadores para o grande esforço que precisamos fazer em favor de nós mesmos.
Avenida FAB, hoje às 10h: professores do estado em greve.... pelo salário mínimo da categoria.
Não podemos aceitar mais as condições subhumanas a que nos vemos submetidos. É melhor prevenir.  

Nenhum comentário: