Translate

segunda-feira, abril 23, 2012

O AMAPÁ


É PONDERAVEL?

Conforme a fisionomia do governante procede o povo – é um ditado popular. Pondera-e: conforme o povo vive o estado ou conforme o estado vive o povo?
Bom, como tem aparecido na mídia o governador Camilo, do Amapá? Parece tranquilo, parece cauteloso, parece encurralado? Transparece tudo isso, só não parece feliz. E mais: demonstra não acreditar muito na propaganda oficial do seu governo.
Embora poucas, diríamos que as aparições do governador na mídia não reflete o povo, o estado sim. Rebate-se, no entanto, sobre o povo.
Trocando em miúdos: o governador por governador diz o que quer, olha para onde quer, ouve o que quer.
 Foto do site do governo: o governador e a presidenta
A propaganda do governo interpreta tudo isso na integra. Não por acaso, mas por conhecer os desejos do governador projeta na mídia o que lhe agrada. Funciona como combustível que põe em movimento o estado pró-governador, especialmente animado pela parte nomeada por ele- contrapeso à parte nomeada não indicada pelo governador, que em maioria joga duplo: pró governador e pró mídia oficial.
Assim caminha esse pobre Amapá, nesse momento. Enquanto estado é ente bomba relógio: Os poderes e seus poderes auxiliares estão litigando gravemente. Nega-se um confiar no outro, esquivam-se outros a confiar em um. É nula, nesse momento, a força moderadora.
 Foto do site do governo: canteiro de obras do "Minha casa minha vida"
No primeiro patamar, o de baixo, está o povo: endividado, perigando aí o consignado; esperando resultado das CPIs; pagando caro nos cursinhos preparatórios para concursos públicos; desempregado; banalizando mortes a tiros, facadas, fogo e transito. E os preços subindo (o queijo regional pulou de 12 para dezoito reais e, ficou lá); o da energia elétrica está represado desde ano trás. Ponto.
E tem povo “debatendo” eleições municipais. E tem povo desabrigado pelo rigor climático de época. Logo, se correr o bicho pega! E tome crise! Bola da vez? Tribunal de Contas do Estado.
Que jeito se não o de acompanhar o jeitão do governador? Menos mal, desde que desconfiando da sua mídia, se perguntando: qual construção civil está empregando, a oficial ou a privada? Camarão e açaí na merenda escolar? Como? O primeiro está a R$25,00/kg, o segundo a dez o litro,,, do ralo. Peixe? Importado talvez, porque o regional... 
 Foto do site do governo: local onde serão construidas as caas populares


De volta ao inicio do texto: “conforme a fisionomia do governante procede o povo”., não fosse a força da Zona de Livre Comercio de Macapá dificilmente o governador Camilo se mostraria otimista na mídia como tem sido nas raras aparições que faz.
O dia das mães já está à porta, tomara não lhes faltem presentes.
A propósito lembro o que ensina a Dra. Rita de Cássia Libanio (USP): “As influencias estimadas das variáveis educação dos jovens e pobreza são relevantes para a probabilidade de manutenção de poder, no Brasil”.
É ponderável, digo eu.

Nenhum comentário: