Translate

segunda-feira, abril 02, 2012

PARECE QUE FOI ONTEM


Nos idos dos anos 1999/80 (à época não era comum portar maquina fotográfica que imprimisse data nas fotos), fomos à Guiana Francesa jogar uma partida de futebol. Éramos um time que representava a Legião Brasileira de Assistência – LBA/Ap. Orlando Tôrres, José de Souza Penafort, Antonio Amaral, José Roberto Santos, Sabará, Bolinha, Madureira, De Arroz, outros grandes craques e eu, claro, formávamos a “legionária” equipe. Fomos combater com a equipe de San George.
                                      Ainda hoje, 32 anos dpois, luta-se para a conclusão do asfaltamento desse trecho da BR156
Naquele ano a LBA tinha adquirido um mini caminhão Mercedez, recém lançado no mercado brasileiro, o que nos animou à viagem, visto que a estrada, hoje BR156, ainda se abria em meio a pujante floresta proximal à cidade de Oiapoque.
Estes cenários, ambos em 1999, você vê quase que como exclusividade deste blog.
Obs¹: Perdemos a partida porque a disputamos no campo de futebol do quartel dos soldados legionários,  muitos deles no auge da preparação física exigida a uma tropa de elite (cães de guerra) atuaram contra nós, veteranos. O juiz da partida foi um oficial Legionário Frances, que só se expressava em frances.  
Obs²: Chegamos e jogamos muito cansados não só pela duração da viagem, 17 horas, mas principalmente porque a toda grande subida ao longo desse trecho da estrada em construção descíamos do caminhão e subíamos a pé.  
Obs³: Na carroceria do caminhão (mini, já esclareci) levávamos combustível para ida e volta, visto que à época não havia posto de abastecimento a partir do Distrito de Ferreira Gomes. Estamos falando de cerca de 400km de estrada carroçável a vencer de ida e outro tanto de volta.
Foi um tempo em que eu podia afirmar: “eu conheço cada palmo desse chão”.  Tempo bom!!!


Nenhum comentário: