Translate

domingo, abril 15, 2012

STF:


DECISÃO POLÊMICA.
(cesarbernardosouza@bol.com.br)
 
Não deu outra: a decisão(?) do Supremo Tribunal Federal sobre a Anencefalia gerou mais polêmica. Por que? Decidiu-se que a mãe de anencéfalo decide a continuidade ou não da vida(?) do bebê. Ou não foi essa a decisão do STF?
Decisão assim é polêmica mesmo, ao fim e ao cabo enseja novas polêmicas. Como está ocorrendo nos meios cristãos.
Sou católico do tipo batizado antes de nascer (publicarei provas disso), gosto e preciso da igreja, mas nem sempre estou alinhado com as suas opiniões. No caso presente, o da Anencefalia, não estamos –igreja do Amapá e eu, um pra lá outro pra cá., mas não sou totalmente contrario a interrupção da gravidez comprovadamente anencéfala. E não entro no mérito. Por falta de méritos. Só nos detalhes, como:
 Foto: Internet (Não é minha intenção chocar ninguem, daí a fotografia um pouco disfocada.
.gravidez anencéfala resultado de amor conjugal, de amor e de violência  sexual são coisas diferentes,
.pai de bebê anencéfalo gerado com e por amor é um, com violência sexual ou desamor é outro,
.assim, a mãe é uma e a mãe é outra,
.o bebê anencéfalo pode viver horas, dias, meses...,
.a futura mãe de bebê anencéfalo habitante de centros urbanos desenvolvidos - aí assistida, é uma coisa; a futura mãe de anencéfalo no interior do Brasil outra,
.médicos, hospitais e pré natal no Brasil nunca são as mesmas coisas,
.deixar na Lei, como ficou, a decisão de interromper a gravidez anencéfala à conta e risco da mãe será, em muitos casos, reduzir muito a paternidade,
.não imputar na Lei responsabilidades adicionais ao estado brasileiro pode ter sido um grande erro,
.anencefalia está longe de ser uma raridade no Brasil.
Vou parar por aqui. Voltando à Igreja Católica, de pronto reconheço seus cuidados com a vida desde a concepção. Mas o Brasil é laico. O Congresso Nacional é laico. O Poder Judiciário é laico.
Ainda hoje o Pe. Nillo Luza disse no seu artigo/reflexão “Abrir Portas e Janelas”, publicado no O Domingo – Nº 20: “.... comemorando agora meio século de Vaticano II, será que já o conhecemos? Mais ainda, estamos pondo-o em pratica? Ou estamos ainda com portas e janelas trancadas, e as paredes dos nossos templos e capelas mofadas  de antigas ideias e projetos?... Está na hora de arejar mente e coração, atentos aos sinais dos tempos, e perceber os desafios que a atual ‘mudança de época’ nos impõe...”.
É isso. Melhor que a igreja e o povo brasileiro exijam do Supremo Tribunal e Ministério Publico vigilância da Lei e do governo brasileiro medidas que tornem, pelo menos as mães de anencéfalos, iguais, todas elas, perante a Lei.              

Nenhum comentário: