Translate

quinta-feira, maio 24, 2012

DESENVOLVIMENTO OU AMBIENTALISMO


Aqui no Amapá está em andamento a construção de duas hidrelétricas importantes. Ambas serão interligadas ao sistema nacional de geração e distribuição de energia, potencializando o Amapá para a estabilidade da produção industrial e como exportador do excedente de energia.
 Esta é a ponte Tancredo Neves, sobre o Rio Araguari, no Municipio de Ferreira Gomes. 
Num ponto à direita da foto está instalado o canteiro de obras da empresa construtora.

Abaixo mostramos o cenário da construção de uma hidrelétrica no estado de Minas Gerais. Percebe-se também aqui a existência de mais um Brasil. É facilitada pela própria natureza o aproveitamento do rio para a geração de energia, pó apresentar o curso encaixado. Adiante se verá, sob esse ponto de vista, a enorme diferença de cenário quando o projeto é amazônico.  
(Sudeste)- Repare na possibilidade de condensamento de água que a 
topografia  naturalmente oferece. Tome como base a altura do 
barramento transversal no primeiro plano da foto. 




Nessa fotografia fica destacado o cenário natural onde se instalará um projeto de geração de energia elétrica na Amazônia. Predomina a planície amazônica onde os grandes rios correm rasos, sujeitos à movimentação de marés duas vezes ao dia. Comparando as fotografias é fácil perceber que uma barragem em rio correndo espraiado em planície, mais e maior cuidado ambiental tem que ser tomado. Mas não se pode impedir que o homem amazônida tenha acesso aos benefícios da energia hidrelétrica apenas porque se está na Amazônia.
 (AMAZônia)-Já nesse caso o que se adivinha é que um barramento
 nesse rio o fará criar um lago grande demais, expandido
 demais até alcançar a altura mínima de barragem. 


Esse é um cenário de planície amazônica, indicando cotas altimétricas 
que não vão além de sete metros. Por isso é tão discutível a instalação
 de hidrelétricas na Amazônia. Por isso e pela desinformação sobre sobre. 


Essa hidrelétrica em construção aqui na Amazônia é esclarecedora. 
Mesmo na planície a floresta se apresenta densa e muito 
integrada ao “planeta” água que a circunda e alimenta.


Esta é a cachoeira de Santo Antonio do Jari, no Amapá/Pará. É realmente bela, o que deu causa a uma discussão que durou mais de 10 anos sobre a instalação ou não da hidrelétrica Santo Antonio. O maior projeto florestal/celulose do mundo precisa de energia  elétrica abundante, mas não só ele. As populações residentes também, ou principalmente. A hidrelétrica está em construção sob a modalidade fio d’água: não mexerá com a cachoeira. Levaram mais de 10 anos para chegarem a essa singela e quase óbvia conclusão. E ainda tem “ambientalista” futricando.

Nenhum comentário: