Translate

terça-feira, maio 22, 2012

FATOS DA MINHA VIDA


Não devo deixar de considerar o dia de hoje: 22 de maio 2012, faz exatamente um ano que fui a São Paulo em busca da chance de sobrevivência ao câncer. Contudo, foi aquela mais uma chance que Deus me concedia. Outras vezes fui poupado – a primeira ainda quando bastante jovem em minha cidade natal, mas sem registro fotográfico.
 Lembro bem as palavras desse meu médico, Dr. Sobrado Jr: César vou lhe operar amanhã.
Hoje liguei, mas ele está nos Estados Unidos. Nos veremos em junho. 
 Um dia fui fazer registro fotográfico aéreo para o Projeto Cachoeira Grande (Amapá), trabalho técnico que eu coordenava. Chuva e vento fortes forçaram o pouso do avião. Em terra quase faltou chão para terminarmos o “pouso”.
 Repare que a estradinha que nos serviu de pista acabou já quase sobre o rio. 
Pior foi decolar aproveitando o único trecho reto da estradinha. 
O piloto era, providencialmente, muito bom.  
 Dias depois rumávamos para o extremo sul do estado, viajávamos em dois carros.  Em casos assim nunca nos distanciávamos mais que cem metros um do outro. Mão de Deus em nossas vidas. Atingimos o topo da montanha quando vimos o carro da frente derrapar e tombar. Colegas de trabalho o tripulavam... ninguém se feriu gravemente. Na foto abaixo dá para ver o corte no topo do morro e a partir daí imaginar que o acidente poderia ter sido fatal.
 Dois dos que aparecem atras do carro viajavam nele: ótimas pessoas, excelentes pesquisadores.
 Desse ângulo se pode contextualizar melhor as circunstancias em que se deu o acidente. Abraçar os amigos que estavam no carro acidentado foi uma grande experiência na vida. O detalhe: vínhamos logo atrás e víamos o carro se encaminhando desgovernado para o abismo. Quatro pessoas dentro.

 Esse carro é uma Land Rover, recem adquirida. Não apovou nessas nossas estradas
Madeireiros vieram a nos socorrer. Acostumados com o trabalho braçal extremo desceram ao fundo do vale e de lá resgataram os tambores de combustível, pneus e bagagens. Desviraram o carro no muque*.
De onde de fiz essa afotografia, mas o fundo do vale estava mais lá em baixo. 
Três de nós dessa equipe de trabalho, anos antes fomos náufragos no Oceano Atlântico, bem para lá da desembocadura do Canal do Inferno. 

Por que nos arriscávamos tanto? Sabíamos que nosso trabalho geraria conhecimentos para mudar realidades duras como a sugerida por essa "casa".
 Fui até onde deu: 22 de maio de 2011. Valeu!

*- Anos e anos que não pronunciava essa palavra.
    

Nenhum comentário: