Translate

quinta-feira, maio 31, 2012

MAIS UM PROBLEMA SOCIAL


Passei o dia certo de que o Camilo passou o seu repetindo aos seus colegas palavras minhas a ele: O Ronaldinho Gaucho vai quebrar o Flamengo.
Foram palavras que lhe disse na apresentação do craque à nação rubro-negra e lhas repeti a cada jogo do Flamengo que ele, Camilo, veio assistir aqui em casa como sempre com pompas e circunstancias.
Não lhe dizia isso para chatear – Camilo é meu neto- nem para insinuar que Ronaldinho não joga bola. Ele ainda joga bem.
Mas não ao custo de milhões de reais por mês – argumento meu. Outro: Ronaldinho trouxe pra o Brasil valores europeus – tudo caro, tudo imprescindível.  
Obvio que a historia terminaria como está terminando: cara – 40 milhões de reais; imprescindível – cobrança judicial. Pior de tudo é o que desponta como pagador dessa conta: os pobres.
Hoje mesmo o Flamengo está “captando” 1 milhão de reais para jogar uma partida amistosa ... no Piauí. De repente retorna a Macapá na sua campanha de captação de recursos. E tem camisa 10 do craque vendendo a rodo nas cidades pobres.
Assim sendo este é sim um problema social que se espraia por todo o Brasil. Dizem que em cada 10 brasileiros seis são flamenguistas.
No Brasil pobre é onde tem mais doenças, mais crack, mais desemprego, mais crianças nas ruas, mais tudo sub.
Celebridades como o Ronaldinho Gaucho poderiam emprestar suas preciosas imagens a esse Brasil pobre nos momentos de campanhas de contra ataque às suas mazelas. Mas não, de graça não.
Estamos vendo que de repente a cantora Ivete Sangalo virou atriz. Atriz global.
Aqui em Macapá é useiro e vezeiro vê-la fazendo shows ao peso de cachê alto. Que vai subir à estratosfera a partir do “sucesso” que a atriz e cantora fará por conta de interesses tais, globais ou próprios. Garanto que a verei mais vezes aqui.
Então, como fica? O Fla continuará bem. O Ronaldinho mais rico. Ivete também. Cederão imagens? Quanto mais ricos mais celebres, mais caro vê-los.
Os mais pobres mais se contentarão com pão e circo. Quanto São Paulo pagaria hoje para ver o Flamengo jogar?  E o Rio de (petróleo) Janeiro?

Nenhum comentário: