Translate

quinta-feira, junho 14, 2012

O BEABÁ




O conteúdo da televisão brasileira está pavoroso, durante o dia, de manhã à tarde, tudo é comida, caos nos hospitais, crimes, criminosos, e não demora as crianças terão que assistir no horário a pancadaria que o ganho econômico transformou em esporte – MMA.
A coisa está assim: pela manhã nos ensinam pratos deliciosos, calóricos ou não, glicêmicos ou não. A seguir num canal ou noutro, mas sempre a seguir ensinam cuidados com a saúde. Também num canal ou noutro pode haver especialistas em segurança publica ensinando o beabá da segurança.
Uma pausa para o noticiário (recheado de mortes violentas) e chega a tarde quase que plena de telecursos de tiroteios, assaltos, latrocínio, corrupção, mortes, prostituição infantil, sinistros, doenças, hospitais de todo o pais cheios de “pacientes” entregues à própria sorte.
Para variar abre-se na tv generosos espaços para os especialistas  explicarem o quanto se alimenta mal o povo brasileiro. Daí a obesidade, pressão alta, diabetes, doenças do coração, câncer, doença renais, uma lista interminável.
No que vai dar tudo isso? Os cofres do estado brasileiro estão sob poderoso ataque da corrupção nacional consentida. E o que custa mais que saúde e segurança, publicas ou privadas? Não há dinheiro, não há prioridade.
Estou a anos luz dos estudiosos da Revolução Francesa, mas leio tudo que posso sobre os equívocos ideológicos que lhe deram origem e a colocaram em discussão ao longo dos anos 1789 a 1792. Parece que tudo se repete no Brasil de hoje. O Amapá, nesses termos, faz a gente voltar àqueles dias de França: predomina a máxima do seis por meia dúzia.
Mas temos a nos confortar a “cultura” – dos males o menor. Hipocritamente nos convém mirar o continente africano, aonde em alguns dos seus recantos deixa-se morrer ao sol de inanição e doença milhares de crianças, mas salva-se a qualquer custo o elefante, a hiena, o orangotango.
As televisões trazem à exaustão essas imagens para as nossas retinas. Ou deveria dizer consciências?       

Nenhum comentário: