Translate

segunda-feira, junho 11, 2012

SEM NECESSIDADE


SÃO JOÃO

Se não o Amapá, mas Macapá se pode dizer é terra dos contrastes. Aqui vai um deles, na forma dessa "cidade" junina. Não que não mereçamos, mas por desnecessária.

É muito significativa a comemoração junina na cidade, me arriscaria a dizer que são mais de 50 grandes grupos dançantes a nos oferecer um espetáculo realmente bonito. Cada apresentação reflete empenho de organizadores, dançantes e apoiadores. A cada ano os governos estadual e municipal, de Macapá,  aumentam suas participações no patrocinio e em alguns casos no financiamento dessas realizações.

 Tem aqui em Macapá um espaço especial para apresentações desse tipo: o sambódrmo. Sua localização é bastante central em relação ao arranjo urbano
Mas cismaram de construir a cidade. Só que sobre uma cidade real carente de tudo: hospitais absolutamente desprovidos do básico necessário ao atendimento minimo da população; escolas e professores em franca deterioração; estudantes fingindo que estão loucos para voltarem a sala de aulas; buracos e lixo dominano a cidade de ponta a ponta; asaltos, sequestros, mortes violentas a mil por mes; em fim....
Mas não vamos remediar o que remediato está, portanto o que se nos impõe é realmente torcer para o sucesso da iniciativa. Quanto mais gente prestigiar a festa na cidade junina mais justo será a aplicação de tano dinheiro em mais esse projeto. 
Sinceramente, as coisa por aqui tem que mudar. Observação final: essa área aí é protegida pelo Patrimônio Histórico Nacional.... vão reuperá-la após a festa? Poderia servir de abigo temporário a algum contigente populacional sem teto? ....? .....? .....?

Nenhum comentário: