Translate

quarta-feira, julho 04, 2012

CORINTHANS


Na Inglaterra eram chamados "Corinthians" os cavalheiros e os nobres que se dedicavam ao esporte ou o patrocinavam, empresariando atletas.
Corinthian, em inglês (coríntio, em português) significa, ao pé da letra, natural da cidade de Corinto, na Grécia. 
A cidade-estado de Corinto (Khórintos, em grego) era uma das "pólis" helênicas, e situava-se no istmo de Corinto, que liga a Península do Peloponeso à Ãtica.
Seu luxo era célebre. A cidade presidia aos Jogos Ãstmicos, entre atletas gregos, que se realizavam a cada 4 anos, até 581 a.C.
Dessa data em diante, passaram a ocorrer de 2 em 2 anos. Ligando-se o requinte da sua aristocracia aos jogos esportivos que a cidade patrocinava, talvez se possa entender por que os cavalheiros esportistas de Londres e arredores, no final do século XVIII e princípios do século XIX se denominavam "Corinthians", isto é, coríntios.
A cidade, que é anterior ao ano 1000 a.C., teve um papel importante na mitologia grega. De lá saiu Belerofonte, para matar a Quimera. Ãdipo foi criado lá. Jasão e Medéia ali viveram parte de suas vidas. Na época da dominação romana, foi feita capital da Acaia (nome romano da Grécia).
Já no período cristão, a cidade foi evangelizada por São Paulo (Paulo de Tarso). Este pregador ali esteve de 50 a 52 e fundou a igreja cristã de Corinto. Posteriormente, escreveu, de Ãfeso e da Macedônia, duas célebres epístolas dirigidas "aos coríntios". Destaca-se o capítulo 13 da primeira epístola, que se refere à caridade e ao amor, e que costuma ser lida nos casamentos.
Hoje, Corinto é pequena, e nem sequer se localiza no mesmo lugar da orgulhosa cidade do passado. Sua população é ortodoxa, como em toda a Grécia.

OS TIMES

Na primeira década do século passado, veio ao Brasil um clube inglês de futebol chamado CORINTHIANS, nome este que revivia uma expressão de há muito fora de moda.
Esta equipe excursionou pelo Brasil e despertou grande entusiasmo. Assim foi que, em 1910, um grupo de esportistas que incluía vários italianos e diversos industriais, fundou, em São Paulo, o Sport Club Corinthians Paulista.

Nenhum comentário: