Translate

sexta-feira, julho 27, 2012

JOGOS OLÍMPICOS II


A tocha olímpica
O revezamento que leva a tocha olímpica de Atenas até a sede dos Jogos foi ideia do alemão Theodore Lewald, membro do Comitê Olímpico Internacional, em 1936.
O modelo de tocha usado hoje foi criado pelo desenhista grego Andrea Varotsos. Inspirado nas linhas da folha de oliveira, é feito de alumínio e madeira. Tem 68 centímetros de altura e pesa 700 gramas.
  


REUTERS/Mike Blake
Delegação brasileira em Londres - 27/07/2012
O percurso do revezamento começa sempre com um corredor grego, que recebe a tocha acesa de uma jovem vestida com uma túnica branca, representando as antigas sacerdotisas gregas.
O trajeto deve ser, preferencialmente, feito por terra. O último atleta - aquele que acenderá a pira - precisa ser natural do país organizador. A pira fica acesa até o encerramento dos Jogos
Emil Zatopek (1922-2000) O corredor Emil Zatopek, eleito o esportista tcheco do século XX, quebrou 18 recordes mundiais durante sua carreira. Nascido na cidade de Koprinivice no dia 19 de setembro de 1922, ele era chamado de "Locomotiva Humana" pela constância de suas passadas.
Tornou-se uma lenda olímpica. Foi o único atleta de longa distância a conquistar três medalhas de ouro numa única Olimpíada.
A primeira medalha de ouro veio nas Olimpíadas de 1948, em Londres, da qual muitos atletas não participaram devido à recém terminada Segunda Guerra. Quatro anos mais tarde, em Helsinque, na Finlândia, Zatopek quebrou 3 recordes mundiais e levou para casa as medalhas de ouro na maratona, nos 5 mil e nos 10 mil metros.
Em 1956, desmaiou durante a maratona olímpica em Melbourne e, mesmo assim, conseguiu terminar a prova no 6º lugar. Terminou sua carreira esportiva em 1958 para se dedicar à luta política em seu país. 

                                                                         
Depois que foi expulso do Partido Comunista de seu país, trabalhou como gari. As pessoas o reconheciam nas ruas e o ajudavam a carregar o lixo.
Ele e sua mulher, Dana (que também foi medalha de ouro no arremesso de dardo em 1952), nasceram na mesma cidade (Koprivnice) da Tchecoslováquia, no mesmo dia do mesmo mês do mesmo ano: 19 de setembro de 1922.
Morreu em 21 de novembro de 2000, aos 78 anos, no Hospital Militar de Praga, onde estava internado por causa de um derrame

Bandeira olímpica
Simboliza a paz mundial; seus 5 aros entrelaçados representam a união entre os 5 continentes.
Com as 5 cores pode-se compor todas as bandeiras do mundo, e cada cor representa um continente (azul, Europa; amarela, Ásia; preta, África; verde, Oceania; e vermelha, América).
Quando uma olimpíada acaba, a bandeira é guardada pela cidade que sediou os jogos até a próxima olimpíada.

Malucos olímpicos 
Em 1896, na 1ª Olimpíada da era moderna, o príncipe grego Constantino invadiu a pista de corrida e percorreu os metros finais da maratona ao lado do corredor Spyridon Louis, seu compatriota e vencedor da prova.
O estudante Michel LeDuc correu nu pelo gramado do estádio durante a cerimônia de encerramento da Olimpíada de Montreal (1976). Ele dançou e fez graça para a platéia até ser detido pelos policiais presentes no local.
Outro pelado driblou a segurança e interrompeu a partida de futebol feminino disputada entre Brasil e Austrália nos Jogos de Sydney, em 2000. O maluco foi recolhido pela polícia, e as brasileiras ganharam o jogo por 2 a 1.
Também em 2000, um torcedor invadiu o campo de beisebol onde o Japão enfrentava os EUA e correu para uma das bases sob o aplauso da platéia. Sorte que o jogo já havia sido interrompido por causa de uma forte chuva. O ?invasor? foi retirado pela organização do evento.
Nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), um espectador canadense furou a segurança e invadiu a piscina onde ocorria a disputa de saltos ornamentais. Ele pulou do trampolim de 3 metros vestido com uma saia de balé e com um anúncio de um site de cassino pintado no peito. Acabou sendo condenado a três meses de prisão, mas foi liberado sob condicional. O invasor já havia interrompido uma apresentação de patinação artística do Campeonato Mundial, disputado em março de 2004 em Dortmund (Alemanha).
O corredor brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima liderava com folga a maratona das Olimpíadas de 2004 quando um irlandês vestido com roupas típicas invadiu a pista e o arrastou para fora do percurso. Socorrido pelo espectador grego Polyvios Kossivas, o atleta conseguiu se libertar e continuar a corrida. Mesmo assim, Vanderlei perdeu o ritmo e acabou a prova em terceiro. O agressor, o ex-padre Cornelius Horan, já havia feito algo similar no final do Grande Prêmio da Inglaterra de F-1 de 2003. Em ambas as ocasiões ele queria divulgar uma mensagem religiosa. Foi preso, mas pagou uma fiança de 3 mil euros e acabou sendo liberado.

Tradições olímpicas
A tocha olímpica foi ideia dos alemães, em 1936, e simboliza o ideal olímpico. O revezamento começa com um corredor grego, percorre o mundo e deve ser usada para acender a pira pelas mãos de um atleta do país organizador.  Os desfiles de abertura surgiram em 1908. A delegação da Grécia sempre abre a cerimônia, seguida pela do país organizador e depois pelas demais, por ordem alfabética.  Os atletas prometem, em juramento, honra, boa vontade e esportividade. Para diminuir sentimentos nacionalistas, em vez da antiga expressão "honrar nosso país", hoje se diz "honrar nossa equipe".  Nas Olimpíadas, ao contrário do que acontece nas Copas, Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte formam uma só equipe (Reino Unido).


Alguns esportes que já foram olímpicos:
Arremesso de peso com duas mãos – Barco a motor – Cabo de Guerra – Caça – Caminhadas – Ciclismo com bicicleta dupla – Corrida livre – Corrida corta-mato por equipe - Corrida corta-mato por individual - Corrida cronometrada - Corrida cronometrada 12 horas – Escalada com corda – Dança – Lacrosse – Mergulho – Nado submerso – Pelota basca – Tiro ao pombo – outros.  


Nenhum comentário: