Translate

domingo, julho 08, 2012

SÃO CAMILO DE LELLIS EM MACAPÁ



Macapá foi incluída no roteiro de visitas do coração de São Camilo de Lellis muito por causa da permanência do padre camiliano Dr. Raul Matte há quarenta e seis anos entre nós. Já muito idoso e fragilizado pela idade e saúde, Pe. Raul ainda visita as comunidades ribeirinhas levando-lhes assistência espiritual e médica.
A Bandeira do Amapá passou à história dessa reliquia da Igreja Católica: 400 anos de veneração.
No dia de hoje, domingo, o coração de São Camilo de Lellis foi mostrado na Igreja de Santa Teresinha, no Distrito de Fazendinha. Emblematicamente choveu muitíssimo e faltou energia elétrica, parecendo que seriam causas de pouca gente na igreja. Tratei de chegar cedo para dar curso a minha ansiedade e esperança de ajuda no santo coração. São Camilo de Lellis é protetor dos doentes, e nesse momento sou doente de câncer. Fui pedir forças para enfrentar a doença, pedir mais dias de vida, ou capacidade de morrer dignamente e muito de acordo com os desígnios de Deus.
A falta de energia acabou me possibilitando momentos mais silenciosos
 diante do coração de São Camilio de Lellis. Foi muito bom.
Não fiquei longe da relíquia, a igreja demorou a encher. Tive muito tempo para rezar, o que fiz por doentes como eu, especialmente o Sebastião Paulo padrinho do meu filho Fernando; Dr. Genésio meu amigo dileto; o Sr. José Luiz de quem a Consola cuida com muito carinho, do Getulio Mota amigo especial; da Mônica minha amiga/irmã lá em Minas Gerais, e de todos os companheiros(as) que lutam em busca de cura.   
A igreja logo estava tomada de muita gente contrita, emocionada, 
esperançosa do que pedi para si e seu familiares doentes.
Dom Pedro José foi o celebrante, disse-nos num trecho de sua homilia: Um homem pobre vivia de lenhar, tinha uma machado de ferro, velho. Vendo uma arvore seca na beira de um rio decidiu cortá-la. Depois de golpes o velho machado foi cair no fundo do rio justamente num trecho do correnteza assustadoramente forte. Não dava para mergulhar e procurá-lo, era um homem velho e cansado da lida.
 Dom Pedro reafirmou a autenticidade da reliquia, sempre guardada no Vaticano
Um anjo lhe apareceu, mergulhou e voltou com um machado de ouro: não senhor, esse não é o meu, disse o homem. O anjo voltou a mergulhar e voltou com um machado de prata: não é o meu senhor, disse o homem. O anjo mergulhou e voltou com um machado de ferro, velho e enferrujado: é o meu senhor, disse o homem.
O anjo voltou e mergulhar e trouxe nas mãos o machado de ouro e o de prata: meu bom homem, agora esses também são seus, pela sua honestidade.
 Impressionante, o coração tem mais de 400 anos e voce pode vê-lo perfeitamente. 
A guarda da reliquia e outra constante: treinados, atentos, educados
Quando cheguei o mais próximo possível (permitido) do coração relíquia de São Camilo de Lellis pedi-lhe meu machado de ferro que ainda está submerso
   

Nenhum comentário: