Translate

quarta-feira, agosto 01, 2012

ALÔ ALÔ AMAPÁ


Padre Paulo estava radiante hoje... com toda razão. Bem cedo estava nos estúdios da Rádio Cidade -101.9FM, convidado que fora pelo radialista Carlos Lobato, âncora do Programa Tribuna da Cidade. Assunto? Inauguração da Casa de Apoio aos doentes de câncer, do Ijoma. Amanhã, dia 2 de gosto de 2012 o Amapá amanhecerá mais completo, mais humano, mais soberano, mais cuidador.
Os jornalistas Silvio Souza e José  Marques Jardim instigaram Pe. Paulo a falar da sua obstinação em criar no Amapá uma estrutura complementar ao enfrentamento do câncer no estado. Pe. Paulo disse que ainda menino aqui em Macapá, aos oito anos, “conheceu” o câncer e que, de lá até cá viveu inquieto.
A conversa no radio tangenciou o futuro do Ijoma: pesquisas, debates, formulações, banco de dados, biblioteca, seminários, palestras e tudo mais que leve à sociedade amapaense – crianças, jovens e adultos, a sempre mais prevenção e cuidados com o câncer.
Participei do programa (Embaixador do Ijoma), minhas intervenções pretenderam deixar claro que houve sim uma tomada de consciência da sociedade sobre esse grave problema que está a nos afligir grandemente agora e que, se projeta muito mais significativo logo amanhã. Crescimento e envelhecimento populacional potencializam o problema.
Coloquemos ao abrigo dos homens de boa vontade a parcela da população já atingida pelo câncer. Sinalizemos com coragem as soluções para os que amanhã, infelizmente, terão passar pelas portas que o Pe. Paulo teimou e conseguiu abrir: es-pe-ran-ça.     

Nenhum comentário: