Translate

sexta-feira, agosto 03, 2012

MEMORIAL "ALCY ARAÚJO"



Um dia qualquer há 230 anos atrás, um pensador frances chamado François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire exortou a França a ler. 

Plagiando/copiando o que disse Voltaire para a França, disse-se hoje  aos amapaenses no bojo dos pronunciamentos em homenagem à memória do poeta Alcy Araújo: “que todo o Amapá leia bons livros., lê-se muito pouco; e, dentre aqueles que querem às vezes instruir-se, a maioria lê muito mal. Muitos bons burgueses, muitas grandes cabeças, que se julgam boas cabeças, dizem, com ar importante, que os livros não servem para nada. Mas não sabem, esses vândalos, que não são governados a não ser por livros? Não sabem que o código civil, o código militar e os Evangelhos são livros de que dependem continuamente. Leiam, esclareçam-se; só pela leitura se fortifica a alma; a conversação a dissipa, o jogo a limita”.

Muita gente compareceu à Biblioteca Pública “Elcy Lacerda” para participar da inauguração do Memorial “Alcy Araújo”, poeta maior do estado do Amapá.
 Foi, porque não, um dia de filhas e filho, netos e netas recitando e ouvindo a recitação de poesias escritas pelo "poeta do cais".
Alcinea Araújo recita o pai
Desculpe a deduragem, mas vi o Alcione chorar copiosamente enquanto o poeta (dos bons) Aroldo Pedrosa recitava Alcy Araújo.
 Gente que cansa, gente com mais alma do que corpo, mas que..... aprecia também a poesia:
 E também gente com “mais de trinta anos”., Nonato Leal, o mais refinado dos nossos refinadíssimos músicos.
Sabe quem também esteve por lá bisbilhotando poesia? A lua.


"Um mérito inegável da poesia: ela diz mais e em menor número de palavras que a prosa".
Voltaire

Nenhum comentário: