Translate

segunda-feira, agosto 27, 2012

UM ABRAÇO À D. ALBERTINA


Hoje fomos visitar D. Albertina em sua casa na Fazendinha., foi bom  ter ido como fomos. Ela e os filhos(as) sofrem muito com o falecimento do Sr. Antonio (Soró para os íntimos) ocorrido recentemente.
 Sebastião Paulo - Genésio Cardoso - eu e D.Albertina: saudades!
O Sr. Antonio foi duplamente, aliás, triplamente, meu companheiro de jornada aqui no Amapá. Inicialmente atuamos juntos no trabalho, vez que nos auxiliava na tarefas do Campus Avançado (Projeto Rondon). Depois nos vimos aproximados através de sua esposa, D. Albertina, minha colega de trabalho na Escola José do Patrocínio a aonde ela integrava o corpo discente e eu, docente. Sr. Antonio era o apoiador, dela e meu. E, quis a vida que nos reencontrássemos na doença: o câncer voltou a nos unir.
O Sr. Antonio não resistiu ao tratamento e à agressividade a doença. Vi-o coisa de quarenta dias atrás lá no Instituto de Oncologia e Mastologia, brinquei com ele por causada camisa do flamengo que envergava com o orgulho de sempre, lembrei-o que o tinha visto jogando bola coisa de dois anos atrás, desejei-lhe boa sorte, incitei-o a se envolver com o Ijoma como terapia, e disse que o visitaria. Sr. Antonio tinha 72 anos – com 70 ainda chutava uma bolinha com os companheiros.  
Semana atrasada encontrei  D. Albertina num supermercado da cidade e dela soube que ele estava internado. Disse-lhe que daria um pulo em São Paulo, quando chegasse iria ver o amigo. Não deu tempo, ao chegar (fui poupado da noticia enquanto me encontrava fora) meu filho me disse do seu falecimento.
Fico com a amizade com que nos tratamos por tantos anos, e com suas palavras: “sempre que na terra fazemos a experiência do bem, da felicidade, da amizade, da paz e do amor já estamos vivendo a realidade do céu”. O Sr. Antonio morreu no dia 20 de agosto de 2012.
Cada uma essas flores será lembrança dele: um amigo nunca incômodo.
 Hoje achamos por bem nos reunirmos, Dr. Genésio, Dr. Sebastião Paulo e eu para levarmos à família as condolências de colegas de trabalho, também doentes em igual luta contra o câncer.  

Nenhum comentário: