Translate

quarta-feira, setembro 05, 2012

DEU NO DIÁRIO


Diário do Amapá - AP
10/04/2012 - 09:21
Enfrento os dias em paz com a família, os amigos e o mundo
Jornalismo impregnado no sangue dele extrapola esse gostar, chegando às beiras da admiração
Da Redação
Raciocínio rápido, comentário abalizado, um dos melhores comentaristas que o radiojornalismo amapaense já viu e ouviu. Trata-se de César Bernardo de Souza que na seara do jornalismo também é exímio articulista e agora ainda navega na internet. César Bernardo é um mineiro que
o amapaense aprendeu a gostar. No seu jeito e ar de ranzinza existe uma alma bondosa, caridosa, um católico que dominicalmente vai à missa e não perde o Terço das manhãs de terça-feira. César Bernardo, como funcionário público e chefe de família já seria suficiente para ser amado por todos os que o conhecem. Mas o jornalismo impregnado no sangue dele extrapola esse gostar, chegando às beiras da admiração. César é o nosso convidado de hoje.

Diário do Amapá – O senhor não nega ser um mineiro que ama o Amapá...
César Bernardo de Souza – É verdade. Nasci em Volta Grande, no estado de Minas Gerais,
mas aprendi a amar o Amapá.
Diário – O senhor é daqueles que preserva a instituição família...
César Bernardo – Ah se todos fossem assim. O mundo seria melhor.
Diário – A dona Consolação também pensa assim?
César Bernardo – Com a Consola eu tive o Tito, Fernando e o Danilo.
Diário – Mas o senhor já é avô, não é?
César Bernardo – Sim, já sou avô; avô de Jéssica, Vili, Camilo e Letícia.
Diário – O senhor tem formação acadêmica?
César Bernardo – Eu fiz a Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Diário – Mas o senhor às vezes é chamado de professor...
César Bernardo – É porque eu sou professor, ora. Tenho habilitação para o ensino de 1º e 2º graus para as disciplinas de Agricultura, Agricultura Especial, Zootecnia e Ciências.
Diário – O seu currículo é bem, diríamos, recheado...
César Bernardo – Fui instrutor de educação para o trabalho da LBA-AP, diretor do Museu de História Natural “Ângelo Moreira da Costa Lima. Cheguei a ser funcionário público do então Território Federal do Amapá.
Diário – O senhor também tem um bom serviço na área de comunicação...
César Bernardo – Sim. Sou articulista e radialista.
Diário – E também escritor...
César Bernardo – É verdade. Sou membro da Associação de Escritores do Amapá.
Diário – E em termos de obras publicadas?
César Bernardo – Sou co-autor de várias publicações técnicas, entre elas, Manguezais do Amapá – Macro Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Amapá – Laranjal do Jari: Realidades que devem ser conhecidas – Mzagão: Realidades eu devem ser conhecidas.
Diário – O que o senhor tem publicado de autoria própria, sem co-autoria?
César Bernardo – Tenho Contos Amazônicos – Mestre Açaizeiro e Assembleia dos Peixes com três mil exemplares já vendidos.
Diário – Um best seller, em se tratando de Amapá. O senhor tem também uma veia romancista...
César Bernardo – Acho que sim, pois tenho alguns contos romanceados.
Diário – O senhor ultimamente tem andado meio sumido da mídia, claro
que não é pela sua livre e espontânea vontade.
César Bernardo – É a minha saúde que se debilitou. Mas com a ajuda do nosso Deus bondoso vou enfrentando os dias em paz com a família, os amigos e o mundo.
Diário – Obrigado pela entrevista.
César Bernardo – Eu é que agradeço.
www.interjornal.com.br www.inovsi.com.br

Nenhum comentário: