Translate

sexta-feira, setembro 07, 2012

NOSSA INDEPENDÊNCIA


O dia 7 de setembro é dia do brasileiro onde quer que esteja: é o Dia da Pátria.
 No Amapá é dos dias mais bonitos, e mais significativo porque é o Amapá a única unidade política integrante da federação nacional que lutou para ser território brasileiro. E lutou muito além do imaginável porque eram forças francesas a combater. É história! Da qual nos orgulhamos.
Mas, bonito mesmo é perceber que as batalhas de ontem só contribuíram para a construção de uma relação cívica com os guianenses franceses quase sem precedentes.
 
Aí estão os temidos soldados da famosissima Legião Estrangeira: os "cães de guerra".
O auge da materialização dessa relação civilizada entre dois povos se dá justamente no Dia da Independência do Brasil. Aqui no Amapá, mais precisamente em Macapá, é justamente o grupamento militar da Guiana Francesa quem abre o grande desfile cívico militar, comemorativo da Independência do Brasil.  
 
A seguir passam os nossos soldados do exercito, da marinha e da aeronáutica brasileiras, sempre um show de garbo e compromisso para com a soberania brasileira nessas terras setentrionais. Sempre quer me parecer que esses são mais soldados que soldados, vez que são soldados dentro da inóspita floresta amazônica, com fronteira internacional com a Guiana Francesa e o Suriname.  Selva!!!
 
E a Policia Militar passa espargindo garbo juvenil., sabe cada soldado que nas arquibancadas e na televisão estão pessoas querendo aplaudi-lo pela árdua missão que cumpre todos os dias e noites do ano amapaense. São profissionas que muitas vezes são apenas vistos como soldados, mas que na verdade são pais, mães, filhas, filhos, esposos, esposas que carregam sob a farda todas as ansiedades da vida cotidiana no Amapá.
Bombeiros Militares, aí está um marco da cidadania e soberania amapaense que não pode se dissociar dos esforço que a nação brasileira faz para cada vez mais dar sentido e significado a independência nacional.
 
Toda esta festa e toda essa gente brilhou literalmente bem pertinho do sol, quase sobre a linha do equador. É tempo de equinócio da primavera nessas terras setentrionais, período
em que intensidade da radiação e claridade solar transformam a terra e impõe a população mais esforços para prosseguir na ininterrupta luta para sermos cada vez mais povo e território brasileiros.     
       

Nenhum comentário: