Translate

sexta-feira, novembro 30, 2012

VAMOS RENASCER.



 Amanhã é começo de natal para todos aqui de casa. Vamos acender as luzes natalinas que até 6 de janeiro transformarão tudo à nossa volta em esperança, beleza e paz.
Todos os anos repetimos gestos que se iniciam com a montagem da arvore natalina, antes eram os filhos que montavam com a mãe, depois alguns filhos e netos, todos os netos e agora alguns netos.
Hoje eles vieram montar mais uma vez a arvore da nossa casa. Gosto muito disso. Vivo disso.
A Leca dá a partida, a arvore é só um esboço
Vê-los nessa tarefa já tradicional entre nós é uma alegria sem preço, breves momentos que transportam para a própria infância, dali aos filhos ainda muito pequenos, depois ao nascimento dos netos, tudo convergindo para a fé que temos em Deus.
Eu fotografo e eles trabalham
A cidade de Macapá normalmente se enfeita agradavelmente para o natal, mas neste fim de ano algo está a dizer que não. Prefeitura e governo do estado andam dizendo que os cofres estão combalidos.
A nossa expectativa se desloca para a Federação do Comercio, que todos os anos oferece a cidade belíssimos projetos de decoração natalina urbana. Contudo, a nossa esperança está em cada morador que por suas razoes pessoais e espirituais vai ornamentar a sua casa. As lojas estão abarrotadas com enfeites natalinos, os preços mais ou menos, mas espremendo dá.
É começar pela arvore de Natal, símbolo que há 580 anos vem marcando a data entre os cristãos ocidentais. A arvore simboliza a vida, frondosa e cheia de enfeites é sinal de mais vida.
São quatro os nossos netos, falta aí a Jéssica porque está cumprindo estágio no se curso de Direito
Entre os católicos a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro, Dia de Reis, de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.
                                                                                            Por fim, a arvore.
Já o Papai Noel nos comunica mais a mensagem da fraternidade, do encontro familiar, em especial a troca e presentes. Papai Noel é indissociável da festa que deve tornar a casa um ambiente de comemoração, de alegria, de paz, antes e depois do dialogo, do abraço, do encontro com o Menino Deus que está renascendo para todos.    
Papai Noel não uma invenção da Lapônia para os brasileiros ou para os “subdesenvolvidos”. Mundo a fora ele é o mesmo “bom velhinho”, com nomes próprios de cada cultura:
Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

Nenhum comentário: