Translate

sexta-feira, março 08, 2013

QUE MARIA AS GUARDE DENTRO DO CORAÇÃO



 A mãe, a filha, o look da paciente, a humildade em participar da festa: lindo!
O Ijoma reuniu hoje algumas mulheres em tratamento de câncer com o objetivo primeiro de homenageá-las e, depois, acariciá-las um pouco. Homenageá-las porque o dia de hoje, 8 de março, é internacionalmente dedicados às mulheres – todas as mulheres. 
Juntas, unidas, estimuladas, guiadas pelo Pe. Paulo rezaram a Maria. 
Acariciá-las porque estão doentes, enfrentando períodos dolorosos e difíceis, às vezes incertos por causa da precaríssima assistência medido-hospitalar disponível para os doentes atendidos pelo Sistema Único de Saúde no Amapá. Nesse sentido passaram ótima manhã em festa no Ijoma, muitas delas animando as outras, difundindo no grupo o otimismo que carregam enquanto lutam para vencer a doença.
  <==Pe. Paulo e Dr. Dorimar falam do futuro.
 O Dr. Benjamim anuncia para 2014 a inauguração de radioterapia no IOM.
Aos poucos o Ijoma vai se aproximando mais e mais dos seus objetivos maiores. Isso se comprova a partir dos apoios que vai recebendo e agregando às suas metas mais imediatas. Ilustra tal situação a presença do Dr. Dorimar Barbosa, médico presidente do Conselho Regional e Medicina; do Dr. Benjamim, Chefe do Serviço de Oncologia do Estado e titular do Instituto de Oncologia e Mastologia, assim como se registrou o apoio importante do Dr. Papaléo, médico cardiologista, ex Senador da República, líder no segmento medico/ político do estado, também por isso essencial reforço para o Ijoma.
 
O Dr. Papaléo faz a sua doação e renova sua participação no corpo voluntario do Ijoma
Mais uma vez a IMPRENSA estava lá, dentro e junto ao Ijoma transmitindo ao vivo, entrevistando, discutindo, repercutindo dores e alegrias que fazem o cotidiano da casa. Pode parecer que não, mas o fato de a imprensa dizer o mínimo que seja em defesa dos pacientes significa muito para cada um e, especialmente, para os familiares que quase já estão doentes também por causa do seu. 
A Radio Diário e Tarumã (Tribuna da Cidade) ajudaram tanto quanto as televisões Record, Amapá, Band, SBT, Jornal do Dia. 
É preciso avançar, queiram ou não o Ijoma é “um mal necessário” face o avanço brutal do câncer. Já não é possível compreender esse fenômeno se não à luz de um desafio para o qual a sociedade amapaense não se preparou. Há que se dar tempo ao tempo, mas outra vez o Ijoma ressurge: ele crescerá com o crescimento da doença manifesta entre nós.
Essas mulheres que hoje estiveram no Ijoma para as devidas homenagens estão conscientes de que o sacrifício delas será argamassa na construção de uma casa melhor e mais capaz de ajudar os que ainda serão vitimas do câncer no Amapá, dez, quinze, vinte anos adiante. 
                                                                                                   O Ijoma tem consciencia e tem futuro

Nenhum comentário: