Translate

segunda-feira, maio 20, 2013

MAIS VELHOS: MAIS EVOLUIDOS?


Pelo tanto de anos que já estamos existindo em terras brasileiras nem nós nem o Brasil deveríamos estar como estamos. Afinal são vinte e dois mil anos da presença do homem num país que parece parado no tempo em quase tudo, menos na devastação de paisagens naturais. O antropismo dá a impressão de progresso.
Pesquisadores brasileiros e franceses com essa conclusão, sintetizada em artigo cientifico publicado  na revista "Journal of Archaeological Science", afastam o paradigma chamado  "Clovis primeiro", teoria mais antiga sobre a ocupação das Américas - 12 mil anos.
Ora, estamos então diante da chance de não sermos o que somos, de nos revelarmos em fim um amontoado civilizatório realmente distinto. Nao sei quantos anos de existencia estão no codigode barra dos europeus, africanos, asiáticos, australianos, árticos e antárticos.
Ganhando mais dez mil anos de existencia e ocupação do Brasil forçoso que nao sejamos mais os americanos do sul mal falados, consumidores e não produtores de conhecimentos, gente “lá de baixo” , terceiro ou quinto mundistas. Antes nossa “referencia” existencial tinha a marca “Clovis primeiro” de apenas doze mil anos., agora somos uma civilização de 22 mil anos – espelho para a civilização americana.
E já começamos a recuperar o tempo perdido, hoje o Ministro Joaquim Barbosa fez discurso de homem de 22 mil anos: Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais... os votos dos que não são eleitos entram nessa conta e também ajudam o partido a conquistar mais cadeiras na Câmara”. “... Não cabe ao STF por decisões judiciais individuais reformar o sistema político. Esta é uma atribuição magna do Congresso Nacional, que infelizmente vem sendo postergada” “... A PEC 33, que tramita no Congresso significaria o fim da Constituição de 88. Eliminaria o controle judicial”.
Fez-lhe o contra ponto o homem de 12 mil anos, representado pela Reitora da Universidade Nacional de Brasilia,  Profª. Dra. Eda Machado: “Eu acho que o voto deveria ser voluntário e não obrigatório. E não deveria deixar pessoas analfabetas funcionais votarem. Eu tenho experiência de já ter pedido a uma pessoa de quem eu gosto muito, uma pessoa muito humilde, que mal sabe escrever o nome dela. Eu pedi para ela na eleição do Covas: "a senhora vota para o Covas, que Covas vai ser bom para o país". Fiz um discurso e ela disse que ia votar no Covas. Passou a eleição, eu falei "como foi, votou a para que candidato?" Ela disse: "Aquele que a senhora mandou". Eu falei: "Qual foi?" Ela: "O Collor" 
Daqui em diante teremos melhor saúde, passaremos a nos alimentar melhor e quase de graça: insetos serão o nosso prato diário – povo civilizado segue recomendações da FAO.
Os pessimistas dirão que é uma volta aos primórdios do homem no Brasil e no mundo, antes até da machada de pedra que marca o período em que passamos a comer um javalizinho, cru mesmo.
Mas os otimistas, em maior numero, saudarão a novidade. São pessoas cansadas dos indícios, das noticias e dos casos comprovados (e por isso mesmo indignadas) do comercio de carnes para o consumo humano a partir de cavalo, de cachorro, de jegue, de gato, de rato, transgênicos, leite com formol. Ainda tem o contra peso de agrotóxicos em alface, tomate, pimentão... embutido no preço.
Tudo tacitamente permitido, o homem brasileiro de 12 mil anos quando servidor publico penalizado por crimes contra a segurança alimentar do povo transfere ao próprio povo o pagamento da multa ou da fiança. Quando da empresa privada a conta vai para os acionistas. Mudar para quê?
Aqui na terrinha somos todos orgulhosos homens de12 mil anos. Emblematicamente, dias atrás, o Desembargador Barauna ensinou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação a fazer greve. Enquanto aprende vai pagando 100 mil reais de multa por dia parado depois da decretação da ilegalidade da ultima greve.
No contra ponto o Ministério Publico multa o governo do estado enquanto não colocar lá n Oiapoque pelo menos 12 (doze) médicos. Enquanto não tem nenhum o valor da multa foi de quanto mesmo? O estado pode mais que o sindicato, qualquer sindicato no estado. A lógica indica que vem aí um multão!
Quem vai pagar já sabemos. E não vamos mugir nem tugir.
Aliás, para quê? O governo acaba de endividar o pobre Amapá em mais 2 bilhões e oitocentos milhões de reais, mas não nos preocupemos tanto... há projetos. 
Se com marca de homem de12 ou de 22 mil anos pouco importa, a coletividade tem muito tempo para pagar por esse e novos outros empréstimos que os novos governos ter.

Nenhum comentário: