Translate

terça-feira, junho 04, 2013

JUNTOS E MISTURADOS?



Não sei se vou conseguir juntar palavras para explicar o que ouvi no radio, vi na televisão e li em jornais no dia hoje, mas vamos lá: bem cedo ouvi no radio que muitas escolas estaduais na capital e zona metropolitana de Macapá estavam funcionando com falta de professores. Nada mais natural nos dias de hoje, aqui e do outro lado do grande Rio Amazonas. Não demorou para romper-se a “normalidade”, na medida em que o locutor recebia mensagens MSN, twiter, facebook, principalmente, informando que faltavam 17 professores numa escola, 21 noutra, oito, quatro,dez, etc. Em que escolas? Pequenas escolas, onde a falta de cinco deveria concorrer para a desestruturação total do ensino.
Ingênuo cheguei a imaginar que algum Promotor de Justiça ligaria para os apresentadores do programa, como de costume, dizendo que tomaria as devidas providencias,doesse a quem doesse. Ficou nisso: ingenuidade.  
Um pouco mais adiante no dia vejo pela televisão que na Prefeitura da cidade de Juranda, no oeste do Paraná, o prefeito da cidade, Bento Batista da Silva (PTB), colocou vidros no gabinete dele, na sala de licitações e na tesouraria. Em nome da transparência do seu mandato.
Gabinete de prefeito do PR tem porta e janela de vidro em sinal de transparência
Encontrei e li as seguintes noticias: “A deputada federal Janete Capiberibe e o senador João Capiberibe, ambos do PSB, encontram-se com o prefeito da cidade de Sorrento (sindaco), Itália, Giuseppe Cuomo, e com os vereadores da Câmara Municipal (consiglieri comunale) neste sábado, 02.
A deputada socialista receberá o Prêmio Nacional de Ecologia "Verde Ambiente 2012”, que nesta edição premiará mulheres com atuação destacada na militância socioambiental italiana e mundial. A premiação acontece dia 03 de junho, ante-véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente da ONU, no Plenário da Câmara Municipal de Sorrento. A cerimônia organizada pela Verdi Ambiente e Società tem apoio do Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália, região da Campania, Província de Nápoles, Prefeitura de Nápoles, Prefeitura de Sorrento e da Green Cross Italy. O senador João Capiberibe receberá menção especial do referido prêmio.
O convite partiu do senador italiano Guido Policci, presidente da associação ambientalista italiana Verdi Ambiente e Società (VAS), responsável pelo custeio da viagem.
A deputada Janete é premiada pela autora da Lei Estadual da Biodiversidade do Amapá, das Leis Federais de prevenção ao escalpelamento e da materialização do voto eletrônico, é incentivadora dos arranjos produtivos da floresta e defensora dos direitos humanos e das populações tradicionais, como quilombolas, ribeirinhos e indígenas, para citar alguns motivos da sua indicação ao prêmio.
Já o governador Camilo Capiberibe foi premiado pela sua atuação do Amapá no campo ambiental - preservação do meio ambiente, tendo como foco a sustentabilidade.
Discursando Camilo afirmou: “Até aqui no Amapá conseguimos realizar um grande feito. Somos o Estado mais preservado do Brasil e seguramente um dos mais, se não o mais preservado do mundo. Somos também um dos Estados da federação com a maior taxa de urbanização do país: 94% da nossa população mora em cidades. Isso torna o nosso desafio ainda maior: como desenvolver a floresta e prover nosso povo com empregos se apenas 6% da população mora no campo, parte dela nas florestas?”
Ouvindo (muitas escolas funcionando sem professores), vendo (gabinete do prefeito todo em vidro a titulo de transparência  administrativa)e lendo (simultâneo prestigiamento da Itália a senador, deputado federal e governador do Amapá) todas essas coisas num só dia chego à compreendendo menos ainda o que seja sustentabilidade. 
Ah! E transparência.

Nenhum comentário: