Translate

sexta-feira, setembro 20, 2013

MORREU O IMORTAL



Morreu hoje à tarde, em Brasília, o nosso Honorável amigo Dr. Guaracy Freitas. Dos tantos advogados brilhantes que operam o Direito no Amapá foi ele um dos mais destacados. Enquanto a saúde o permitiu foi o mui digno representante da OAB/AP no Conselho Federal da Ordem.
Em 2006 falou-nos de um “conselho de honoráveis” que pululava em sua cabeça, e sobre isso escrevi e publiquei em jornal local:


HONORÁVEIS NOVIDADES
Um dia, por acaso, instituímos o “Conselho de Honoráveis” e também votamos seu presidente: Dr. Guaracy Freitas. Em mesma “reunião” o presidente escolheu os “membros” fundadores e, com o devido apoiamento desses membros ele, do alto da sua honorabilidade, “instituiu” o estatuto básico do Conselho, especialmente fazendo carga sobre três procedimentos elementares a serem praticados, a saber: 1- deve haver pelo menos um encontro por ano e nunca, nunca mesmo, em bares ou botequins fechados, condicionados à refrigeração artificial de qualquer tipo e regidos por normas que os conselheiros não possam transgredir. 2- O Conselho deve apresentar a cada ano pelo menos uma idéia inovadora para o Natal e/ou Ano Novo e por força de sua contribuição às festas natalinas, promover o encontro anual de seus membros e a publicação da essência da idéia. 3- Só será admitido ao “seleto” corpo de conselheiros um novo cidadão a cada ano e, mesmo assim, se houver a seu favor pelo menos um resquício de honorabilidade que sensibilize o presidente, e mais ninguém.
Coisas simples! O resquício que me levou a tomar assento no Conselho dos Honoráveis parece ter sido a amizade livre, bem construída, benfazeja que há entre Guaracy e eu, e tudo mais de bom que anos atrás nos aproximou e manteve disponíveis. É mesmo honorável a amizade que nos une.
Quanto ao nascedouro do Conselho, a idéia propositiva que o fundamentou teve a ver com a inclusão do balneário de Fazendinha na programação de eventos públicos extensivos às festas natalinas que se realizam na orla central de Macapá. A inovação dentro da idéia deveria se dar a partir de balsas estacionadas no rio (pré ou baixa-mar) e delas produzissem um grande show pirotécnico para o continente.
Não deu em nada, provavelmente porque entre a meia dúzia de leitores que temos nenhum é do alto clero governamental e empresarial ou, talvez, porque o destino do balneário já esteja mesmo traçado e sua inalteração decretada.
Agora, 2006, são dois os assuntos de “pauta” que o Conselho torna públicos por intermédio da publicação deste artigo, ambos tidos como relevantes pelo presidente Freitas: o novo membro do Conselho é o Dr. Washington Caldas, cuja honorabilidade escolhida dentre as muitas de que é dotado, e que o conduz por méritos ao grupo, é a de não renegar a OAB. Mais do que isso, vê-se motivado a se reeleger seu Presidente.
As idéias propositivas em curso (2006) dizem respeito, uma, à Cidade do Transito: deve haver uma em cada escola pública., outra, à maneira do que ficaram interessantes e bonitas as cidades e os veículos ornamentados com bandeiras dos candidatos às eleições, que fiquem mais bonitas e interessantes agora, neste fim de ano,  com bandeiras e bandeirolas do Papai Noel, apolíticas, exibidas em todas as casas, veículos e mãos das pessoas de boa vontade. É o que determina o HVPGF*.  
(*) – Honorável Vitalício Presidente Guaracy Freitas.     

       

Nenhum comentário: