Translate

segunda-feira, dezembro 22, 2014

O NATAL EXISTE E O PAPAI NOEL NÃO É TRISTE

 c-bernardo2012@bol.com.br
Desde 1995 escrevo crônicas para jornais, até 2010 escrevi e publiquei uma para cada natal. Depois do susto com o câncer produzi o mínimo para o meu blog, uma ou duas crônicas para jornais, mas nada que se referisse a natal e fim de ano.
Sei da mesmice dessas crônicas, mas em 2014 posso falar de um Jesus inédito nascendo outra vez, e dos presentes que um renovado Papai Noel tem me dado.
Lá atrás, 2011, maio, quando meu corpo queria morrer disse-me uma voz vivificadora à porta do centro cirúrgico: “não tenha medo, Deus lhe trouxe aqui para aliviar o seu sofrimento”. Não deu outra, um “menino” irradiou luz intensa sobre os médicos, os doutores Carlos Walter Sobrado, Dalto Martins e Domingues. Doze dias depois o “bom velhinho” abriu o saco de bondade: ganhei alta do hospital.
Outra vida a viver, no geral de superação. Rápido tive que aprender a ver e ouvir o choro dos meus filhos, netos, esposa, parentes e amigos por causa de mim – seria difícil a caminhada.
Depois, pouco depois, de volta aos hospitais fui conhecer a dor dos meus iguais: o senhor “josé” sofria, chorava por causa da perda temporária dos pelos, o que lhe derrubou também a barba – símbolo de sua autoridade paterna. O jovem de 23 anos tinha seus ossos consumidos pelo câncer – nos comovia com a sua imensa dor. A “maria” tinha o câncer, mas não uma casa aonde convalescer. Dona “bete”, mãe, morria mais que o filho com câncer no sangue. O inteligente menino sobrevivente ao câncer na cabeça, mas sucumbindo ao tratamento muito rigoroso quis ir – e fomos – comigo à igreja, parecia dizer que pararia ali mesmo. Uns e outros, vários, conheci na hermética sala de quimioterapia e logo morreram.
Todavia, os anos foram passando e fui chegando inteiro aos natais, nenhum igual ao outro – cada um mais natal que o anterior. E por que? Pela descoberta de que é também diferente o Jesus que renasceu em cada um desses anos. 2011 animador: vá em frente, mas tenha coragem - 2012 admoestador: vá conhecer o sofrimento alheio - 2013 concedente: esperança renovada. Já o de 2014 parece que vai me dizer: lute mais, enfrente mais, aplaine mais o caminho.
Paralelamente a esses renascimentos de Jesus em mim sempre esteve o Papai Noel com o mesmo presente espetacular: mais um ano de vida.
Portanto, Natal e Papai Noel não são “produtos” apenas da fé e dos sonhos, mas também das nossas necessidades mais prementes - imorredouras.
A vida é surpreendente, o Natal existe, o Papai Noel não é triste.

Nenhum comentário: