Translate

terça-feira, janeiro 05, 2016

ABAIXO O VEGETARISMO.

c-bernardo2012@bol.com.br

Ando me indignando por qualquer coisa, dessa vez com a Organização Mundial para a Saúde. Numa tacada só a OMS desmoralizou a Fatima Bernardes, e mais uma vez o boi e o porco – coincidentemente vegetarianos. Afirmou que seus derivados industrializados são como o cigarro, causam câncer.
Em menor grau de acusação condenou também a comilança de carne vermelha, mas pode tudo isso ter sido dito a favor do bovino, do suíno, do ovino, do caprino e até das aves: a população pode deixar de come-los via derivados - salsichas, bacon, linguiças, mortadela, salames, hambúrgueres, almondegas, fiambres.

Não sei precisar desde quando o humano gosta e não gosta do boi, do porco, da ovelha e da cabra ao molho com batatas, alho, cebola, sal grosso, ou mugindo, roncando, balindo, berrando.
Aqui e ali a cultura religiosa poupa-se a vaca e a porca parideira também, mas não a leitoa. Fazer o que com a mania mineira de pururucar, enfeitar com maçã na boca, rodelas de cebola branca, azeitonas, às vezes até ovinhos de codorna enfiados em palitos?
Particularmente acho que a OMS - por mais que tenha constrangido a nossa Fátima Bernardes - está mais para o mercado do que para a saúde publica, todavia, é cedo para conclusões.
A população mundial, por enquanto, olha bovinamente para a OMS enquanto se pergunta: os vegetarianos bovino, suíno, ovino, aves produzindo carnes cancerígenas? E se vangloria: confiáveis são mesmo os carnívoros: a serpente, o gato, o cão.
É uma mania mundial.


Macapá, jan 2016.

Nenhum comentário: