Translate

quinta-feira, janeiro 07, 2016

DE PENSAR MORREU UM CAVALO....

c-bernardo2012@bol.com.br
Hoje vi um cavalo, desses que não se sabe como surgem a beira de uma via movimentada, se metem em meio e na frente dos carros e vão indo. Quem quiser que espere por sua vontade. O de hoje, no momento em que o vi parecia pensar coisas sérias – o movimento de cabeça, de orelhas e rabo assim o indicavam. Logo que deu passagem passei, mas não o tirei da mente: o que pensava aquele cavalo?
Sei lá, mas fez-me pensar: A quanto tempo não vejo um burro? E porque de pensar só morre o burro e também não o cavalo?  
Cavalos e burros de hoje são outra coisa., são urbanos, por exemplo. Não são como bovinos e ovinos a ruminar solitários nos pastos, nos estábulos, nos apriscos. São modernos, exigem aplausos nos jóqueis, preferem a beira de ruas e avenidas onde mirar-se em vidraças ou a calha das vias públicas onde empacar impávidos.
Sempre movimentando os maxilares falando para si mesmo ou mastigando cheiros e sabores das saladas coloridas, dos churrascos, das pizzas, dos hambúrgueres. Tem deles que fazem pose para o facebook!
Vivi na roça, conheci impetuosos burros e cavalos, o burro do Sr. Zé Leite e o cavalo branco do Sr. Alvin deixaram-me marcas na lembrança, o Estrelo do Garrinchinha também. É por isso que estranho burros e cavalos de hoje.
Não dão coices como antigamente, pelo menos não li até agora sobre ninguém levado ao Pronto Socorro com marcas de cascos nas ancas. Relinchar relincham, mas com o comedimento franciscano – sem mostrar os dentes encardidos. Furtar furtam, mas que falta faz um feixe de capim verde brotando sobre a cerca baixa de uma casa ou outra? Matar não matam, foi-se o tempo de ver um animal desses desembestado arrastando o cavaleiro com os pés atados no estribo – raro até no cinema de hoje. Caluniar isso não fazem ou nunca fizeram – nem necessário foi ou é, os homens são fartos nisso. Apanhar apanharam e apanham ainda, mas onde já se viu burro pensar e cavalo “ruminar” sobre asfalto impunemente?
Os tempos são realmente outros, lá atrás teria me lembrado de incluir o jumento nessas elucubrações. Lá atrás não acreditaria que vivesse até o tempo de conhecer Spa para cães, gatos, peixes e até para cavalos. Vivem lotados e não são baratos não.

Nenhum comentário: