Translate

domingo, março 13, 2016

13 DE MAIO ONTEM...13 DE MARÇO HOJE.

Dia histórico o de hoje em que os brasileiros encheram as ruas do país de gente brasileira, milhões de nós gritando contra a corrupção. O mundo nos ouvindo.
Séculos atrás apenas um homem brasileiro e dúzia ou dúzia e meia de seus companheiros fizeram semelhante gritaria contra a extorsão: Tiradentes, o Alferes Joaquim José. História sobejamente conhecida.
Nos dias de hoje, em que a corrupção desenfreada fecha as portas do país, milhões de Tiradentes tomaram as ruas contra a derrama - as empreiteiras estão sugando o sangue da nação. Os políticos corruptos são os carreadores das nossas finanças para elas.
Não há como assistir a essa farra sem lembrar Ésquilo com Prometeu ¹acorrentado, ²libertado, ³portador do fogo. Prometeu acorrentado e libertado são o retrato símbolo de tantos homens que com sacrifícios e sofrimentos se imolaram pela humanidade, na luta pelas conquistas civilizadoras, e a multiplicação de seus benefícios.
Prometeu, como revela Ésquilo, era o único capaz de prever o futuro, sabia como prevenir o fim do reinado de Zeus. Ensinou ser firme naquilo em que se pensa, no caráter libertador, pois mesmo preso para sempre ao rochedo, sua mente não cedeu diante da tortura do tirano. Foi ele quem nos deu o fogo: “Dei o fogo aos homens; este que lhes ensinará todas as artes”.
Sergio Moro, o Juiz Federal, é para o Brasil o novo Tiradentes e Prometeu: não cede em seus princípios e convicções de ir até ao fim na distribuição da justiça aos novos traidores do Brasil. Mesmo sozinho Moro mantem-se firme no ideal e na certeza de que suas teses são justas.
Sozinho em termos, lá com os seus pares judicantes. Hoje, nas ruas, em todo o Brasil – aliás, também no exterior onde brasileiros igualmente protestaram – os manifestantes gritaram seu nome, apoiaram seu trabalho: “Somos todos Moro”.
Ele ouviu: "Fiquei tocado pelo apoio às investigações da assim denominada Operação Lava Jato. Apesar das referências ao meu nome, tributo a bondade do povo brasileiro ao êxito até o momento de um trabalho institucional robusto que envolve a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e todas as instâncias do Poder Judiciário", afirmou em Nota Oficial.
À maneira de Prometeu Moro está devolvendo o fogo aos brasileiros: "importante que as autoridades eleitas e os partidos ouçam a voz das ruas. Não há futuro com a corrupção sistêmica que destrói nossa democracia, nosso bem-estar econômico e nossa dignidade. As autoridades eleitas e partidos devem igualmente se comprometer com o combate à corrupção, reforçando nossas instituições e cortando, sem exceção, na própria carne".
Hoje, 13 de março de 2016, mais de cinco milhões de brasileiros disseram sim a Moro, o que significa: Fora Dilma, Lula, PT, carteis de empreiteiras, Cunha, Renan, etc.
O Brasil e o brasileiro são como o fígado de Prometeu: regeneram-se continuamente.  

Um comentário:

Luiz Castro disse...

Sensacional...excelente texto.Sem maiores comentários, parabens.